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Gestão da marca e marketing esportivo no Instagram: o caso Red Bull

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Gestão da marca e marketing esportivo no Instagram: o caso Red Bull

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Título Gestão da marca e marketing esportivo no Instagram: o caso Red Bull
Autor Senefonte, Bárbara de Campos
Orientador Carvalho, Helenice
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Assunto Gestão de marcas
Instagram (Site)
Marketing esportivo
[en] Branding
[en] Communication
[en] Red bull
[en] Social media
[en] Sports marketing
Resumo O presente estudo tem como tema central a gestão de marcas por meio do marketing esportivo. O objetivo da pesquisa é compreender tal relação entre os processos de branding (gestão de marcas) e marketing esportivo implementados pela marca Red Bull. A pesquisa bibliográfica apresentada aborda conceitos relacionados à construção e gestão da marca, apresentando também definições e contextualizações sobre marketing, marketing esportivo e marketing em redes sociais. O objeto de análise é a ação “Invasor Red Bull”, veiculada na rede social Instagram. A coleta de dados por meio do estudo de caso, assim como a posterior análise destes, torna possível constatar a relação favorável entre a marca e seus consumidores através do ambiente colaborativo das redes sociais, bem como a necessidade das marcas se posicionarem de forma coesa e coerente em tais ambientes, visto que são canais de comunicação direta com consumidores.
Abstract This study has as its subject the management of brands through sports marketing. The main objective of the research is to understand the relationship between branding and sports marketing implemented by Red Bull. The bibliography covers concepts related to construction and management of the brand also definitions and contextualization about marketing, sports marketing and marketing on social media. The object of analysis is the action "Invasor Red Bull", broadcast on social media Instagram. The data collection through the case study, and analysis of these, makes it possible to verify the favorable relationship between the brand and its consumers through the collaborative spaces of social media, as well as the need for brands to position themselves cohesively and consistent in such spaces, since they are direct communication channels with consumers.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/135394
Arquivos Descrição Formato
000987924.pdf (2.706Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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