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Itaú e os Emojis: discussões a partir da comunicação mobile dos jovens

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Itaú e os Emojis: discussões a partir da comunicação mobile dos jovens

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Título Itaú e os Emojis: discussões a partir da comunicação mobile dos jovens
Autor Schmitt, Carolina
Orientador Jacks, Nilda Aparecida
Co-orientador Monteiro, Maria Clara Sidou
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Assunto Dispositivos móveis
Jovens
Publicidade
[en] Emojis
[en] Itaú
[en] Mobile communication
[en] Young adults
Resumo Essa monografia busca entender quais as leituras os jovens de Porto Alegre fazem sobre a campanha “Seu banco digital” do Itaú que utilizou elementos da comunicação móvel, em especial os emojis. Para embasar o trabalho, utilizaremos no referencial teórico conceitos como juventude (PAIS, 2009; BOURDIEU, 1990; JACKS E TOALDO, 2014) consumo e consumo midiático (BAUDRILLARD, 2007; CANCLINI, 1997; BAUMAN, 2008), comunicação mobile e emojis (LEMOS, 2009; LEVINSON, 2004; WINOCUR, 2009; CASTELLS, 2009; POMPEU E SATO, 2015). Com base na discussão em grupo com seis jovens, moradores de Porto Alegre e que possuem experiências profissionais, constatamos que, ao utilizar elementos da comunicação presente em dispositivos móveis, o Itaú tentou cativá-los pelo uso de emojis e da melodia dos comerciais. Os jovens participantes afirmaram que, apesar do Itaú vender a imagem de um banco digital e fácil de usar, ainda é um banco com burocracias. Assim, a maioria dos participantes afirmou que somente os comerciais, por mais que sejam voltados para a juventude, não seriam o suficiente para que trocassem seus bancos pelo Itaú.
Abstract This monography aims to understand which readings young adults from Porto Alegre do about Itaú campaign “Your digital bank” through the use of elements from the mobile communication, specially emojis. Supporting this work, we will bring to the theoretical reference concepts such as Youth (PAIS, 2009; BOURDIEU, 1990; JACKS E TOALDO, 2014), consumption and media consumption (BAUDRILLARD, 2007; CANCLINI, 1997; BAUMAN, 2008), mobile communication and emojis (LEMOS, 2009; LEVINSON, 2004; WINOCUR, 2009; CASTELLS, 2009; POMPEU E SATO, 2015). Based on a discussion in group with six young adults from Porto Alegre that already have professional experiences, we found out that by using communicational elements from mobile devices, Itaú tried to captivate them through emoji and melody usage in the commercials. The young adults claimed that, despite Itaú sold a digital bank image trailed on the ease usage, it remains being a bank with bureaucracies. Therefore, most of the participants claimed that only the commercials, though they aimed at youth, they would not be enough to make them switch banks to Itaú.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/135406
Arquivos Descrição Formato
000987841.pdf (1.153Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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