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A crise no Governo Dilma e a opinião pública : uma análise de duas pesquisas CNI-Ibope e sua divulgação nos portais G1 e Agência Brasil em 2015

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A crise no Governo Dilma e a opinião pública : uma análise de duas pesquisas CNI-Ibope e sua divulgação nos portais G1 e Agência Brasil em 2015

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Título A crise no Governo Dilma e a opinião pública : uma análise de duas pesquisas CNI-Ibope e sua divulgação nos portais G1 e Agência Brasil em 2015
Outro título The Dilma government crisis and the public opinion : an analysis of two CNI-Ibope Researches and their promotion in the G1 and the Agência Brasil news portals in 2015
Autor Capra, Pedro
Orientador Machado, Maria Berenice da Costa
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Assunto Agência Brasil
Agências de notícias
G1
Opinião pública
[en] CNI-Ibope
[en] Comparative analysis
[en] Public opinion
Resumo A opinião pública, dentro do regime democrático, é uma força poderosa quase autônoma, confere legitimidade e pode ser conduzida. Nesta monografia buscamos observar a diferença entre a expressão da opinião pública pesquisada pela parceria CNI-Ibope, a mídia privada e a mídia pública. Para isso embasamos a teoria nos clássicos do tema: Tarde (2005), Lippmann (2008), Bourdieu (1973), Champagne (1990), Maffesoli (2010), e Gomes (2001). Foi utilizado pesquisa documental com técnica de análise de conteúdo de dois press-releases do Ibope e notícias do portal G1 e da Agência Brasil sobre os resultados de duas pesquisas de opinião pública CNI-Ibope. Pudemos observar que existe diferença na opinião publicada pela mídia pública e pela privada. A última promove mais imprecisamente a opinião que apareceu na pesquisa CNI-Ipboe que a primeira.
Abstract Public opinion, in a democratic regime, is a powerful and almost autonomous force, confers legitimacy and can be conducted. In this monograph we seek to observe the difference between the expression of public opinion surveyed by CNI-Ibope partnership, the private media and the public media. To do so we rely on: Tarde (2005), Lippmann (2008 ), Bourdieu ( 1973), Champagne (1990 ), Maffesoli, and Gomes (2001). Documental research and content analysis technique were used with two Ibope's press-releases, news from G1 Portal and from the Agência Brasil on the results of two polls CNI-Ibope. We observed that there are differences in the public opinion published by the public and the private media. The last promotes more loosely the opinion that appeared in CNI-Ipboe research than the first.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/135407
Arquivos Descrição Formato
000987861.pdf (2.416Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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