Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRosário, Nísia Martins dopt_BR
dc.contributor.authorReis, Ingrid dospt_BR
dc.date.accessioned2016-04-09T02:28:15Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/135414pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como tema a gastronomia como espetáculo midiático, a partir da análise do programa MasterChef Brasil, exibido pela Rede Bandeirantes, sob o recorte da segunda temporada. O objetivo geral é recuperar a construção e significação de programas televisivos de culinária no cenário do espetáculo televisual, visto que, a gastronomia também passou por diversas mudanças desde sua origem. Diante disso, o estudo busca refletir de que forma a gastronomia transformou-se em produto midiático, bem como compreender como configura-se o formato televisivo reality show, visto que nosso objeto empírico enquadra-se nesse formato. Para tal, elucidamos ao longo do trabalho conceitos que nos auxiliam na discussão a respeito da gastronomia como produto da mídia, através dos autores Jacob (2013) que trabalha com a retomada da história da culinária, Jost (2005) que discute os mundos televisivos, Duarte (2007), ao tratar da para-realidade televisiva, Debord (1997) e o espetáculo midiático, Baudrillard (1991) e a hipervisibilização, bem como realizamos comparações entre o formato original do programa, MasterChef Reino Unido de 1996, com o formato atual, MasterChef Brasil de 2015. Os principais resultados indicam que, o programa possui as características fundantes do espetáculo que foram analisadas ao longo do estudo e, ainda, apontam para a compreensão de como a gastronomia se tornou produto da mídia.pt_BR
dc.description.abstractThe present study has it's theme around gastronomy as a media show, based on the analysis of the MasterChef Brasil TV show, aired by Rede Bandeirantes, more specifically the second season. The general goal is to reclaim the construction and meaning of cooking TV shows in the televisual scenario, seeing that gastronomy also has been through many changes since its origin. From that, the study seeks to reflect in which way gastronomy has transformed itself into a media product, as well as understand how the reality show television format is configured, since our empirical object fits that format. In order to do so, we clarify through the project concepts that assist the discussion regarding the gastronomy as a media product, through the authors Jacob (2013) that works with the recovery of the history of culinary, Jost (2005) that discusses the television worlds, Duarte (2007), on dealing with the television reality, Debord (1997) and the entertainment spectacle, Baudrillard (1991) and the hyper visibility, as well as draw comparisons between the show's original format, MasterChef United Kingdom from 1996, and the current format, MasterChef Brasil form 2015. The top results indicate that, the show has the founding spectacle characteristics that were analyzed through the study and, still, point to the comprehension of how gastronomy has become a media product.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMedia showen
dc.subjectEspetáculopt_BR
dc.subjectGastronomyen
dc.subjectMasterChef (Programa de televisão)pt_BR
dc.subjectTelevisionen
dc.titleGastronomia como espetáculo midiáticopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coCoca, Adriana Pierrept_BR
dc.identifier.nrb000987971pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples