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dc.contributor.advisorSilva, Alexandre Rocha dapt_BR
dc.contributor.authorSoares, Julia Alexandra Zortéapt_BR
dc.date.accessioned2016-04-09T02:28:19Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/135421pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia se dedica a estudar, pela perspectiva dos agenciamentos, os processos de constituição estética da linguagem audiovisual dos filmes Xinã Bena – Novos Tempos (Vídeo nas Aldeias, 2006, 52min) e Ipuné Kopenoti Terenoe, Cerâmica Terena (ASCURI Brasil, 2010, 23min) – ambos foram produzidos em oficinas de formação em audiovisual e fazem parte de projetos que fomentam esta atividade junto a aldeias e Terras Indígenas no Brasil. Para tanto, problematizamos o cinema indígena através dos conceitos de “cultura”, micropolítica e partilha do sensível, para pensá-lo sob a ótica de um processo de constituição estética da linguagem audiovisual. Dividido em três partes, primeiramente o trabalho retoma as discussões sobre documentário, cinema e cinema indígena. Em seguida desenvolve o referencial teórico e, na terceira parte, analisa os filmes citados pela construção da noção de agenciamentos estéticos, pensando que “cultura” é colocada em circulação através dos agenciamentos estéticos da linguagem dos filmes.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph is devoted to study, by the assemblage perspective, the aesthetics constitution processes of cinema`s language in Xinã Bena – Novos Tempos (Vídeo nas Aldeias, 2006, 52min) and Ipuné Kopenoti Terenoe, Cerâmica Terena (ASCURI Brasil, 2010, 23min) films – both of them were produced in audio-visual workshops that are promoted in Brasil`s indigenous terriories. To this end, we problem the indigenous cinema through the concepts of “culture”, micropolitcs, and distribution of the sensible, to think it as an aesthetics process of the language`s contitution. The following paper is divided into three parts, in the first one we restore the arguments about documentary, cinema and indigenous cinema. Over then, we build up the theories to, finally, analyze the mentioned films by the constructed notion of aesthetics assemblages, thinking about what “culture” rises in it`s language.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCinema indígenapt_BR
dc.subjectIndigenous cinemasen
dc.subjectDistribution of the sensibleen
dc.subjectMicropolitcsen
dc.subject“Culture”en
dc.subjectASCURI Brasilen
dc.subjectVídeo nas Aldeiasen
dc.titleImagens abismadas: “cultura” e agenciamentos estéticos nos cinemas indígenaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coMello, Jamer Guterres dept_BR
dc.identifier.nrb000987976pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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