Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFreitas, Lia Beatriz de Luccapt_BR
dc.contributor.authorPrestes, Andressa Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2016-04-09T02:28:20Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/135424pt_BR
dc.description.abstractA gratidão pode emergir quando uma pessoa, o beneficiário, recebe uma boa ação de outra, o benfeitor. Estudos indicam que essa virtude pode ser desenvolvida desde a infância, gerando benefícios às pessoas e à sociedade. Para tanto, é preciso conhecer a realidade das crianças, isto é, suas próprias experiências em relação ao tema. Assim, este estudo visa analisar a forma como as crianças experienciam gratidão, investigando-se de que maneira elas compreendem, descrevem e o que sentem e/ou fazem em situações nas quais são beneficiadas por outras pessoas. Participaram do estudo doze crianças de 8 e 9 anos de idade, que responderam individualmente a uma entrevista semiestruturada sobre gratidão. Realizou-se uma análise de conteúdo seguindo o modelo misto de categorização, utilizando-se o software NVivo 10 para Windows. Os dados indicam que as crianças geralmente retribuem as boas ações recebidas, embora possa haver certa variação na expressão da gratidão frente a benfeitores distintos. Constatou-se que a sala de aula pode ser um contexto fértil para a manifestação da gratidão. A discussão dos resultados indica questões para futuras pesquisas e fornece material para estudos e programas educativos a serem realizados com crianças.pt_BR
dc.description.abstractGratitude may arise when a person, the beneficiary, receives a good action from another, the benefactor. Studies suggest that this virtue may be developed from childhood onwards, creating benefits for people and society. In order to attain this it is necessary to understand children’s reality—that is, their own experiences relevant to the topic. This study therefore aims to study the ways in which children experience gratitude, investigating how they understand, describe, and feel and/or do in situations in which they are helped by other people. Twelve 8- to 9-year-old children participated in this study, responding individually to a semi-structured interview about gratitude. A content analysis, using the mixed model of categorization, was conducted, using the NVivo 10 software package for Windows. The data indicate that the children generally repaid the good actions they had received, although there was variation in the expression of gratitude depending on different types of benefactors. The classroom could be a fertile context for the expression of gratitude. The discussion of the results points to questions for future research and provides material for studies and educational programs that could be conducted with children.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGratidãopt_BR
dc.subjectGratitudeen
dc.subjectDesenvolvimento moralpt_BR
dc.subjectDevelopmenten
dc.subjectChildrenen
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectVirtuesen
dc.titleExperiências de crianças sobre gratidãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000988737pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationPsicologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples