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dc.contributor.advisorSilva, Tania Luisa Koltermann dapt_BR
dc.contributor.authorKrening, Thiago da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2016-04-09T02:28:24Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/135429pt_BR
dc.description.abstractAs histórias em quadrinhos (HQs) são uma mídia (e uma arte) com mais de um século de vida e, no atual contexto de convergência midiática, autores e editoras tentam adaptá-las ao ambiente digital. Com a atual popularização dos dispositivos móveis (como smartphones e tablets), os quadrinhos encontram um suporte que permite sua digitalização mantendo características como a portabilidade e a facilidade de acesso. Este contexto possibilita também que outros recursos, como multimídia e interatividade, sejam agregados à linguagem tradicional das HQs. No entanto, poucos são os trabalhos que se propõem a abordar este fenômeno do ponto de vista do design. O presente trabalho busca compreender como o projeto de histórias em quadrinhos digitais para dispositivos móveis afeta a experiência do usuário. Para tanto, realiza-se uma pesquisa bibliográfica sobre narrativa, histórias em quadrinhos, convergência midiática, dispositivos móveis, hipermídia, interação, usabilidade e design para a experiência. A partir deste levantamento, o conhecimento apresentado é sistematizado, dando base a um estudo de caso, onde exemplos reais são analisados dentro dos critérios levantados. Por fim, o levantamento bibliográfico e as análises são confrontados, dando origem a uma lista de diretrizes de projeto, que são apresentadas tanto pontualmente quanto dentro de uma estrutura de metodologia de projeto.pt_BR
dc.description.abstractComic books (comics) are a media (and art) over a century old and, in the current context of media convergence, authors and editors try to adapt it to the digital environment. With the current popularity of mobile devices (smartphones and tablets), the comics find a support that allows it to become digital and still keep features like portability and ease of access. This context also allows other features such as multimedia and interactivity to be added to the traditional language of comics. However, few works address this phenomenon from a design point of view. This study aims to understand how the mobile devices digital comics project affects the user experience. The work presents a literature research on narrative, comic books, media convergence, mobile devices, hypermedia, interaction, usability and experience design. Based on this research, the knowledge is systematized, allowing a case study where real examples are analyzed within the raised criteria. Finally, the literature review and analysis are confronted, resulting on a list of design guidelines, which are displayed both on a list format and within a design methodology structure.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComicsen
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.subjectDispositivos móveispt_BR
dc.subjectMobile devicesen
dc.subjectUsabilityen
dc.subjectUsabilidadept_BR
dc.subjectDesign : Projetopt_BR
dc.subjectExperience designen
dc.subjectDesignen
dc.titleProjetando narrativas : diretrizes de projeto para histórias em quadrinhos digitais em dispositivos móveispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000989045pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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