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A vergonha e a juventude: sexualidade e pós-modernidade no cinema contemporâneo

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A vergonha e a juventude: sexualidade e pós-modernidade no cinema contemporâneo

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Título A vergonha e a juventude: sexualidade e pós-modernidade no cinema contemporâneo
Autor Roza, Flahane Oliveira da
Orientador Rossini, Miriam de Souza
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Assunto Cinema contemporâneo
Pós-modernidade
Sexualidade
[en] Contemporary cinema
[en] Post-modernity
[en] Sexuality
Resumo Esta monografia se dedica a analisar como as temáticas da sexualidade e pós-modernidade são abordadas e discutidas nas personagens dos filmes Shame (2011), de Steve McQueen, e Jovem e Bela (2013), de François Ozon. A partir de teorias trazidas por Zygmunt Bauman (2004, 2008) e Michael Foucault (1984, 1999), este trabalho busca discutir o sentido sociológico da sexualidade na pós-modernidade e o modo como ela é apresentada no cinema contemporâneo, a partir desses dois filmes. Para isso, o cinema contemporâneo é encarado como prática social (Grame Turner, 1997), e como pós-moderno (Robert Stam, 2011). Através de análise fílmica proposta por Jaques Aumont e Michael Marie (1993), os filmes são discutidos por meio das categorias de análise: A Descartabilidade das Relações; Sexo como Fuga e; O Jogo das Personagens. Essas categorias abarcam os principais questionamentos, visando entender a abordagem de sexualidade e pós-modernidade no cinema contemporâneo.
Abstract This monograph is dedicated to analyze how the themes of sexuality and post-modernity are approached and discussed in the characters of the movies Steve McQueen’s Shame (2011), and François Ozon’s Young and Beautiful (2013). From the theories brought by Zygmunt Bauman (2004, 2008) and Michael Foucault (1984, 1999), this paper seeks to discuss the sociological sense of the sexuality in the post-modernity, and the way it is presented in the contemporary cinema, from both movies. For that, the contemporary cinema is faced as a social practice (Graeme Turner, 1997), and as post-modern (Robert Stam, 2011). Through filmic analysis proposed by Jacques Aumont e Michael Marie (1993), the movies are discussed by the categories of analysis: The Disposability of Relations; Sex as an Escape and; The Characters’ Game. These categories include the main questions, towards an understanding about the approach of sexuality and post-modernity in the contemporary cinema.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/135430
Arquivos Descrição Formato
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