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Produção coletiva, consumo individual: a produção de conteúdo pela comunidade do jogo Cities: Skylines

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Produção coletiva, consumo individual: a produção de conteúdo pela comunidade do jogo Cities: Skylines

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Título Produção coletiva, consumo individual: a produção de conteúdo pela comunidade do jogo Cities: Skylines
Autor Mello, Lucas de Moraes
Orientador Jacks, Nilda Aparecida
Co-orientador Costa, Sarah Moralejo da
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Assunto Fãs
Jogos eletrônicos
[en] Cities
[en] City simulator
[en] Fan
[en] Game
[en] Modding
[en] Skylines
Resumo Este trabalho visa desenvolver uma análise sobre vários tipos de produção de fã para jogos eletrônicos como a produção de mods/assets, arquivos criados por usuários que modificam a experiência original de um jogo, e de narrativas fictícias em fóruns de discussão. Para embasar conceitualmente o trabalho e definir o significado de fã, fandom e jogo, foram usados autores como Henry Jenkins, Pierre Lévy, Johan Huizinga, Matt Hills, entre outros. O objeto estudado é a comunidade do jogo Cities: Skylines, um simulador de cidades lançado em março de 2015. O meio utilizado para a análise é a Steam, maior plataforma de distribuição de jogos de computador do mundo, onde foi realizada uma observação online do objeto em estudo. Para complementar a análise e responder aos objetivos da monografia, também foi aplicado um questionário online.
Abstract This study aims to develop an analysis of several types of fan production for electronic games, such as mods production – files created by users that modify the original experience of a game - and fictional narratives in discussion forums. To conceptually base the study and to define the meaning of fan, fandom and game, authors such as Henry Jenkins, Pierre Lévy, Johan Huizinga, Matt Hills and others were cited. The object under study is the community of the game Cities: Skylines, a city simulator released in March 2015. The environment used for the analysis was Steam, the biggest platform for computer games distribution, where an online observation of the studied object has been held. To complement the analysis and respond to monograph’s objectives, an online questionnaire has been applied as well.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/135443
Arquivos Descrição Formato
000987858.pdf (2.355Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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