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O papel da comunicação no consumo de cosméticos faciais e maquiagens de marcas nacionais e importadas por mulheres da classe C

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O papel da comunicação no consumo de cosméticos faciais e maquiagens de marcas nacionais e importadas por mulheres da classe C

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Título O papel da comunicação no consumo de cosméticos faciais e maquiagens de marcas nacionais e importadas por mulheres da classe C
Autor Lanzoni, Bruna
Orientador Piedras, Elisa Reinhardt
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Assunto Consumo
Cosméticos
Publicidade
[en] Advertising
[en] Brands
[en] Consumption
[en] Cosmetics
Resumo Esta monografia tem como tema a relação da comunicação com as práticas de consumo. O objetivo do estudo é compreender qual é o papel das marcas e da publicidade nos processos de consumo de cosméticos faciais e maquiagens nacionais e importadas pelas consumidoras. Primeiramente, é realizada uma pesquisa bibliográfica para contextualizar estudos sobre publicidade, consumo, marcas e o mercado de cosméticos brasileiro. Posteriormente, é realizada uma pesquisa empírica exploratória, de caráter qualitativo, por meio de entrevistas com nove mulheres entre 20 e 35 anos, petencentes à classe C. A análise dos dados mostra que a experiência subjetiva da consumidora desempenha um papel fundamental no processo de decisão de compra e fidelidade à marca. A publicidade desempenha um papel de suporte e serve principalmente para reforçar o posicionamento de uma marca, mas não apresenta relação direta com o consumo de cosméticos faciais e maquiagem isoladamente, somente como endosso caso a consumidora já tenha tido alguma outra experiência com a marca em questão.
Abstract This paragraph covers the relationship between communication and consumer buying behaviour. The objective of this study is to understand what role brands and advertising play when it comes to the consumption of national and foreign face cosmetics and make up products. Firstly, a literature review was done on advertising, consumption, brands and the Brazilian beauty product market. Secondly, empirical research using a qualitative approach through interviews with nine women aged between 20 and 35 years old that belong to social class C is presented. Data analysis shows the subjective experience of consumers plays a main role in purchase decision making and brand loyalty. Advertising plays a supporting role and is mainly important to reinforce a brands positioning but is not directly related to the consumption of face cosmetics and make up alone, only as an endorsement if the consumer has previously had an experience with the brand.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/135444
Arquivos Descrição Formato
000987836.pdf (1.163Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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