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Técnicas de merchandising no cinema nacional : estudo sobre os cinco filmes brasileiros de maior bilheteria dos últimos dois anos

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Técnicas de merchandising no cinema nacional : estudo sobre os cinco filmes brasileiros de maior bilheteria dos últimos dois anos

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Título Técnicas de merchandising no cinema nacional : estudo sobre os cinco filmes brasileiros de maior bilheteria dos últimos dois anos
Autor Bugança, Karine
Orientador Prytoluk, Andre Luis
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Assunto Cinema brasileiro
Merchandising
[en] Advertainment
[en] Brazilian cinema
[en] Merchandising
[en] Product placement
Resumo Este trabalho realiza um estudo de caso dos cinco filmes brasileiros de maior bilheteria entre os anos de 2013 e 2015, com o objetivo de analisar como os anunciantes estão utilizando este meio para promover sua marca ou produto. Explora a ocorrência das inserções publicitárias na configuração atual do cinema brasileiro e verifica qual a estratégia mais utilizada pelos anunciantes. É realizado um resgate histórico do cinema brasileiro, bem como a publicidade no cinema com enfoque nas ações publicitárias nos filmes nacionais. Para dar conta dessa análise, desenvolveuse uma definição conceitual das técnicas de m erchandising , advertainment e p roduct placement . Concluise que o cinema ainda é um grande alvo dos anunciantes, e por mais que essas produções cinematográficas sejam do mesmo gênero, o humor, as marcas/produtos praticamente não se repetem. O segmento automotivo é o mais presente nas narrativas ficcionais e a técnica p roduct placement é a mais utilizada pelos anunciantes para expor sua marca/produto.
Abstract This paper develops a case study on the five Brazilian movies with highest ticket sales between 2013 and 2015, with the goal of analyzing how the advertisers are utilizing this kind of channel to promote their brand and products. It explores the occurrence of the commercials on the current Brazilian film industry and verifies which strategy is the most utilized by the advertisers. A research on the history of the Brazilian cinema and advertising on the cinema was developed – with focus on the advertising campaigns present in the Brazilian movies. To achieve this, a definition of the merchandising techniques, advertainment and product placement was developed. We can conclude that the cinema still is a big target among the advertisers and even though the cinematographic production have the same aspects, the humor and the brands/products that invest in commercials, basically are not repeated. The automotive business is the most active on the fictional narratives and the product placement technique is the favorite amongst the advertisers to expose their brands.We can conclude that even though the cinematographic production has the same aspects, the humor and the brands/products, basically are not repeated. The automotive business is the most active on the fictional narratives and the product placement technique is the favorite amongst the advertisers to expose their brands and products.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/135448
Arquivos Descrição Formato
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