Repositório Digital

A- A A+

Paçoquita cremosa e a linguagem do culto ao produto: estudo de caso

.

Paçoquita cremosa e a linguagem do culto ao produto: estudo de caso

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Paçoquita cremosa e a linguagem do culto ao produto: estudo de caso
Autor Fernandes, Pedro de Oliveira
Orientador Carvalho, Helenice
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Assunto Linguagem
Marca
Twitter (Site)
Resumo O lançamento da pasta de amendoim Paçoquita Cremosa trouxe uma considerável e peculiar comoção nas redes sociais digitais. Fato curioso é que não havia uma grande estratégia de marca, mas sim um interesse do público em comunicar o produto. Mas o que leva esses indivíduos a gerar espontânea e voluntariamente tamanha repercussão? Uma provável hipótese envolve as motivações destes usuários. Nesse estudo de caso, investigou-se o conteúdo das manifestações em prol da marca no Twitter do ponto de vista do público: como se configura esse fenômeno e de que forma os elementos de linguagem presentes nas manifestações as identificam como instrumentos de construção de identidade dentro da rede? A escolha desta monografia envolve uma inquietação que se volta para o meio acadêmico da comunicação e o âmbito mercadológico, no sentido de promover uma intersecção entre ambos. Para tanto, foi utilizado um método de estudo de caso onde analisamos a marca e o público, com maior enfoque sobre este último e seus respectivos tuítes, buscando entender suas motivações no âmbito da linguagem e identidade. Por fim, concluímos que existem demandas identitárias manifestadas nas redes sociais digitais que não necessariamente são (mas poderiam ser) correspondidas pelos atores mercadológicos aos quais elas se voltam. Ainda sobre tais manifestações, foi possível identificar potenciais criativos e de construção de linguagem dentro da rede, cujo caráter de constantes transformações, unido ao fator capital social, torna-se terreno fértil para inovação e proposições sócio-mercadológicas.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/135460
Arquivos Descrição Formato
000987862.pdf (1.695Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.