Repositório Digital

A- A A+

Relações interpessoais de acadêmicos de enfermagem descritas em fórum online durante a primeira experiência hospitalar

.

Relações interpessoais de acadêmicos de enfermagem descritas em fórum online durante a primeira experiência hospitalar

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Relações interpessoais de acadêmicos de enfermagem descritas em fórum online durante a primeira experiência hospitalar
Autor Motta, Izis Leopoldino da
Orientador Cogo, Ana Luisa Petersen
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Curso de Enfermagem.
Assunto Educação em enfermagem
Estudantes de enfermagem
Relações interpessoais : Enfermagem
Tecnologia educacional
[en] Education technology
[en] Interpersonal relations
[en] Nursing
[en] Nursing education
[en] Students
[en] Teaching
Resumo Este estudo teve como objetivo identificar as relações interpessoais estabelecidas e descrever os sentimentos expressos pelos estudantes do curso de Enfermagem durante a primeira prática hospitalar a partir dos registros do fórum de discussão online. Trata-se de uma pesquisa do tipo documental retrospectiva com abordagem qualitativa realizada no mencionado curso em uma universidade pública. A fonte de dados foi constituída por 378 registros postados no fórum do ambiente virtual de aprendizagem, produzidos por 116 estudantes durante as práticas curriculares nos dois semestres letivos de 2013 e 2014/1. Os dados foram coletados por download e analisados pelo processo de análise de conteúdo temática. O estudo foi aprovado pela Comissão de Pesquisa da Escola de Enfermagem e pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A privacidade e a confidencialidade dos dados foram garantidas através do Termo de Compromisso para Utilização dos Dados, do Termo de Ciência do Responsável pelo Banco de Dados e do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado pelos participantes. Os resultados encontrados indicaram as seguintes categorias: adaptação à rotina e ao ambiente hospitalar, relação com o paciente, relação com a equipe, relação com os colegas e relação com o professor. Além de compreender como se estabelecem as relações interpessoais, foram identificadas mudanças de sentimentos no decorrer das quatro semanas de prática curricular. O presente estudo demonstrou que o fórum online é um recurso que viabiliza a socialização de vivências, proporcionando a troca de experiências e a construção coletiva do saber, além de permitir o acompanhamento do docente no processo de ensino-aprendizagem.
Abstract This study aimed to identify the established interpersonal relations of students in undergraduate Nursing during the first clinical practices. It is a retrospective documentary research with a qualitative approach carried out in a public university. The data source was formed for the 378 forum records posted on the learning management system, done by 116 students during clinical practices in the two semesters of 2013 and 2014/1. Data were collected for download, organized with and analyzed with thematic content analysis. The study was approved by the Nursing School and Ethics Committee of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul. The privacy and confidentiality of data was guaranteed by the Statement of Commitment to Use Data, the Term as the Responsible for the Database and the Free and Informed Consent signed by the participants. The results indicated these categories: adaptation to the routine and the hospital environment, relationship with the patient, relationship with the team, relationship with colleagues and relationship with the teacher. In addition to understanding how to establish interpersonal relationships, feelings of changes were identified during the four weeks of clinical practice. The present study demonstrated that the forum is an online resource which enables a socialization space of experiences, providing the exchange of experiences and the collective construction of knowledge, also allows monitoring of teachers in learning process.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/135477
Arquivos Descrição Formato
000987186.pdf (1.559Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.