Repositório Digital

A- A A+

O adolescente, a educação em saúde e o serviço de saúde : um caminho possível?

.

O adolescente, a educação em saúde e o serviço de saúde : um caminho possível?

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O adolescente, a educação em saúde e o serviço de saúde : um caminho possível?
Autor Pedroso, Caroline de Andrade
Orientador Pedro, Eva Néri Rubim
Co-orientador Kantorski, Karen Jeanne Cantarelli
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Curso de Enfermagem.
Assunto Adolescente
Educação em saúde
Saúde do adolescente
Serviços de saúde
Resumo Este estudo teve como objetivo identificar na literatura as ações de educação em saúde promovidas nos serviços de saúde na atenção à saúde dos adolescentes. O estudo foi realizado por meio do método de revisão integrativa baseado em Cooper (1989), no qual foi realizada busca nas bases de dados LILACS, PubMed e CINAHL, sendo feitas associações entre os descritores para uma busca mais abrangente. Encontrou-se nas bases de dados 1333 artigos, que após os critérios de inclusão, 10 deles foram selecionados para a análise. No que se refere às ações de educação em saúde evidenciou-se na síntese e comparação dos resultados: grupos, oficinas, uso da psicologia motivacional, e treinamento de líderes de pares. Ficou evidenciado que os adolescentes ficam desmotivados com o passar do tempo. Sete estudos foram realizados em serviços de atenção primária à saúde. Com este estudo pode-se perceber que nos serviços de saúde os adolescentes ainda permanecem invisíveis, e quando alvos de atenção, em geral as ações de educação em saúde não partem das suas necessidades ou suas famílias, mas dos serviços e profissionais de saúde, assim como dos professores. É necessário estimular a mudança, de forma que os profissionais de saúde reconheçam o seu compromisso e responsabilidade em investir na criação de possibilidades de educação em saúde que aproxime o adolescente dos serviços de saúde e oportunizem que este se mostre com suas fragilidades e potencialidades, para que a educação em saúde os torne instrumentalizados para viver esta etapa com dignidade e cidadania.
Abstract This study aimed to identify the literature on health education actions promoted in health services in the health care of adolescents. The study was conducted through integrative review method based on Cooper (1989), in which the search was conducted in the databases LILACS, PubMed and CINAHL, and made associations between descriptors for a broader search. It was found in the databases 1333 articles which, after the inclusion criteria, 10 of them were selected for analysis. With regard to health education activities was evidenced in the synthesis and comparison of results: groups, workshops, use of motivational psychology, and training peer leaders. The study revealed that teenagers are discouraged over time. Seven studies were performed in primary health care services. This study can be seen that in health services teens are still invisible, and when targets of attention in general health education actions do not run their needs or their families, but services and health professionals, as well and teachers. It is necessary to stimulate change so that health professionals recognize their commitment and responsibility to invest in the creation of health education possibilities that brings the adolescent health services and oportunizem that this proves with its weaknesses and strengths, to the health education to become instrumentalized to live this stage with dignity and citizenship.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/135505
Arquivos Descrição Formato
000986985.pdf (821.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.