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A singularização por meio do consumo de moda : um estudo intergeracional de mulheres com laço de parentesco

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A singularização por meio do consumo de moda : um estudo intergeracional de mulheres com laço de parentesco

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Título A singularização por meio do consumo de moda : um estudo intergeracional de mulheres com laço de parentesco
Autor Kunzler, Lizandra Stechman Quintana
Orientador Rosário, Nísia Martins do
Data 2016
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação.
Assunto Consumo
Moda
Semiótica
[en] Communication
[en] Consumption
[en] Fashion
[en] Singularization
Resumo A pesquisa se propõe a investigar o modo como mulheres acima de 20 anos e de diferentes faixas etárias constroem singularização por meio de consumo de moda. A base teórica foi constituída a partir de autores pós-­‐estruturalistas como Bauman, o qual indica o conceito de individualização. Também compõem a base teórica -­‐ Lipovetsky, Guattari e Rolnik, Maffesoli, Canclini, Svendsen, Miranda e outros que operam com os conceitos de moda e consumo. A perspectiva metodológica adotada foi de entrevistas em profundidade através de roteiro semiestruturado, com seis mulheres com laços de parentesco (três pares de mães e filhas), afim de entender os processos de consumo, apropriações de vestuário e uso de acessórios de moda, bem como a interferência na construção de processos de singularização. Os resultados da pesquisa apontaram para a existência desses processos em todas as mulheres entrevistadas e também para interferências geradas pelos laços de parentesco em cada par. A singularização se dá na composição entre consumo e conservação superdimencionando as possibilidades de uso numa mistura de expressão coletiva com assinatura própria. É um processo que remete à autonomia e que é constituído de avanços e retrocessos, está atrelado à mudanças que estão associadas não só ao amadurecimento, mas especialmente, diferentes formas de interpretação dos fatos nas quais se originam também o comportamento por meio do consumo de moda e suas derivações.
Abstract This work aims to investigate how women of different age groups and over 20 years build singularization through fashion consumption. The theoretical basis for the singularization concept was established upon post-­‐structuralist authors like Bauman, while the fashion and consumption concepts came from Lipovetsky, Guattari and Rolnik, Maffesoli, Canclini, Svendsen, Miranda and others authors. The methodological approach adopted in this research was in-­‐depth semi-­‐structured interviews, with six women with family ties (three pairs of mothers and daugthers), in order to understand the consumption processes, clothing appropriation and the use of fashion accessories, as well as the interference in the construction of singularization processes. The survey results point to the existence of these processes in all interviewed women and also to interference generated by parentage in each pair. The singularity occurs in the composition of consumption and conservation overestimating the possibilities of using a mix of collective expression with its own signature. It is a process that leads to autonomy and which consists of advances and setbacks, it's linked to changes that are associated with not only to the mature process, but specially to different interpretations of the events in which had also origin the behavior through fashion consumption and its derivations.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/135524
Arquivos Descrição Formato
000989276.pdf (2.641Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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