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Incidentes de segurança com acadêmicos de enfermagem durante os estágios hospitalares

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Incidentes de segurança com acadêmicos de enfermagem durante os estágios hospitalares

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Estatísticas

Título Incidentes de segurança com acadêmicos de enfermagem durante os estágios hospitalares
Autor Nichele, Suelen Paiva
Orientador Hoefel, Heloisa Helena Karnas
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Curso de Enfermagem.
Assunto Estágio
Estudantes de enfermagem
Incidentes de segurança : Pacientes
Segurança do paciente
[en] Incidents
[en] Internship
[en] Nursing students
[en] Patient safety
Resumo A segurança do paciente, preocupação mundial, tem sido pouco estudada com relação ao ensino. O objetivo deste estudo foi analisar incidentes de segurança com pacientes durante as atividades práticas dos acadêmicos de enfermagem. Trata-se de uma pesquisa exploratória, delineamento transversal. Acadêmicos do 5º, 6º e 7º semestre da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul foram convidados a participar e responder um questionário. Dos convidados, 99 aceitaram e foram relatados 67 incidentes com pacientes. A amostra de 67 (100%) foi estratificada de acordo com a classificação da Organização Mundial da Saúde em: 24 (36%) quase falhas (QF), 42 (62%) incidentes sem dano (ISD) e um (2%) com dano (ICD). Dos 67 incidentes, 23 (34%) ocorreram com medicamentos, e 44 (66%), outras práticas. Erros com medicamentos chegaram significativamente menos nos pacientes (QF) do que os ISD relacionados a outras técnicas (χ²=22.0279 e p<0,05). Erros com medicamentos na maioria foram diluição (45%), dose (26%), além de outros. Outras práticas foram na maioria erros em técnica asséptica durante procedimentos (52%). Ocorreram incidentes de segurança com pacientes identificados, causados por erros e sem danos reconhecidos, provavelmente por estarem supervisionados. Novos estudos envolvendo professores poderão auxiliar na implementação de formas seguras de ensino desse tema.
Abstract Patient safety, a worldwide concern, has been little studied in relation to teaching. The objective of this study was to analyze security incidents with patients, during the clinical training of nursing students. It is an exploratory, cross-sectional research. Students from the 5th, 6th and 7th semesters of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul Nursing School were invited to participate and answer a questionnaire. Once asked to participate, 99 accepted and they reported 67 incidents with patients. The sample of 67 (100%) was stratified according to the World Health Organization classification, resulting in: 24 (36%) near misses (NM), 42 (62%) incidents without damage (IWD) and one (2%) damaging incident (DI). Of the 67 events, 23 (34%) occurred with medication, and 44 (66%), where other practices. Errors with medication hardly afected the patients (NM), in comparison with other the IWD related with other techniques (χ²= 22.0279 p <0.05). Errors with most drugs were mostly about dilution (45%) dose (26%), and others. Other practices were mostly errors in sterile technique during procedures (52%). There were security incidents with patients identified, caused by errors and without damages, probably because they were under supervision. New studies involving teachers can assist in the implementation of safe ways of teaching this subject.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/135543
Arquivos Descrição Formato
000987903.pdf (284.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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