Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTrindade, Iole Maria Favieropt_BR
dc.contributor.authorBittencourt, Zoraia Aguiarpt_BR
dc.date.accessioned2008-08-27T04:12:40Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/13736pt_BR
dc.description.abstractSão muitos os discursos circulantes na escola e fora dela sobre a relação entre as imagens veiculadas pela televisão e o processo de alfabetização. Um dos discursos predominantes sobre o tema, sendo este o escolhido para ser debatido nesta Dissertação, seria o de que a criança pode aprender a ler também a partir do seu contato com a televisão, pois as significações produzidas por este produto cultural estariam contribuindo para o processo de alfabetização. Esta Dissertação apresenta os resultados decorrentes de oito meses de contatos semanais com uma turma de alunos de uma classe de alfabetização de uma escola pública de Porto Alegre, na qual se pretendeu investigar o consumo televisivo destas crianças e as relações que elas estão estabelecendo entre os textos veiculados na televisão e os textos produzidos na escola. Esta pesquisa foi motivada pelos depoimentos de professoras alfabetizadoras, entrevistadas durante a pesquisa realizada na Proposta de Dissertação, que afirmaram que assistir televisão influenciaria diretamente e efetivamente na aquisição da leitura e da escrita, sugerindo que seus alunos lêem palavras apresentadas pelos programas televisivos e fazem uso destas palavras como referencial para a aquisição da leitura e da escrita em sala de aula. Diante disso, partiu-se para uma pesquisa empírica com crianças em processo de alfabetização com o propósito de analisar os possíveis efeitos deste contato como referencial para leituras e escritas escolarizadas. Os resultados foram obtidos a partir de desenhos, escritas e entrevistas, e, posteriormente, analisados sob as perspectivas dos Estudos Culturais em Educação e dos Estudos de Recepção. Os dados produzidos apontaram para um certo afastamento entre estas práticas culturais, diferenciando o modo com o qual as crianças e as professoras percebem o material escrito presente nos textos televisivos e as estratégias escolares que utilizam para construir a leitura e a escrita. No entanto, também foram muitas as aproximações realizadas pelas crianças entre estes textos e o processo de aquisição da leitura e da escrita. Sob o ponto de vista do consumo de produtos e de comportamentos veiculados na televisão, estes podem estar contribuindo na constituição das identidades destas crianças.pt_BR
dc.description.abstractThere are a lot of discourses circulating in the school and out of it. These discourses are about the relation between the images showed by television and the literacy process. Chosen for this thesis, one of these predominant discourses is the one that children can also learn how to read through their contacts with television, mainly because the meanings produced by this cultural artifact would have been contributing to the literacy process. This thesis presents the results obtained from a literacy class students’ group in a public school of Porto Alegre during eight months of weekly contacts. In this literacy class, it was intended to investigate the television consumption by these children and the relations that they are establishing between the texts showed by television and the texts produced in the school. This research came up from literacy teachers’ depositions, who were interviewed during the thesis proposal. They said that to watch television would directly and effectively influence in the process of reading and writing acquisition. The teachers also said students read words presented by the television programs and they use these words as references to the process of reading and writing acquisition in the classroom. Thus, it started an empirical research with children in literacy process whose main goal was to analyze the possible effects of this contact as reference to scholar reading and writing. Being analyzed under Cultural Studies and Reception Studies perspectives, the results were obtained through drawings, writings, and interviews students’ and parents’. By one hand, the datum point out to such separation between these cultural practices, in order to differentiate the way children and teachers perceive the writing material presented in the television texts and the scholar strategies used to the acquisition of reading and writing. By the other hand, children also approach these texts to the process of reading and writing acquisition. Moreover, under a consumption of behaviors, these texts can be contributing to these children identities’ constitution.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectCultural studiesen
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectTelevision textsen
dc.subjectScholar reading/writingen
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEstudos culturaispt_BR
dc.subjectTelevisão (Comunicação)pt_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento da linguagempt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.titleA aquisição da leitura e da escrita e a recepção de textos televisivos: um diálogo entre práticas culturaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000617600pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples