Repositório Digital

A- A A+

"Nós no mundo": exploração de estratégias pedadógicas

.

"Nós no mundo": exploração de estratégias pedadógicas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título "Nós no mundo": exploração de estratégias pedadógicas
Autor Konrath, Mary Lúcia Pedroso
Orientador Carvalho, Marie Jane Soares
Co-orientador Carneiro, Mára Lúcia Fernandes
Data 2007
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Formação
Planejamento educacional
Prática pedagógica
Professor
[en] Educational planning
[en] Learning objects
[en] Teaching strategies
Resumo O objetivo da Dissertação é verificar e analisar as diferentes estratégias utilizadas nos planejamentos de professores para o uso do objeto de aprendizagem “Nós no mundo”. Para isso, utilizei este objeto de aprendizagem no curso de extensão para professores, intitulado Formação de professores para avaliação e uso de recursos digitais na Educação, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, durante o segundo semestre de 2006. Foram analisados 5 planejamentos realizados por 8 professores, 3 depoimentos e o vídeo degravado da apresentação de alguns destes planejamentos pelos alunos do curso de extensão. Nessa pesquisa foram utilizados os autores Gandin (1985, 2006), Rodrigues (2002, 2003), Xavier (2002), Masetto (2006) e Moran (2006). Assim, as análises foram agrupadas em 5 categorias, extraídas dos próprios planejamentos: 1) abordagem pedagógica, 2) orientação metodológica do trabalho, 3) função do professor, 4) técnicas e 5) conteúdos. Observou-se que na maioria dos planejamentos, o uso do objeto de aprendizagem “Nós no mundo”, propiciou um trabalho a partir do viés da mediação pedagógica, assim como se verificou que as estratégias pedagógicas planejadas pelos professores estão relacionadas também com sua formação, concepção de abordagem pedagógica, vivências e visão sobre os usos possíveis dos recursos tecnológicos na sua prática pedagógica.
Abstract The objective of the dissertation is to check and analyze the different strategies employed in the teachers' planning concerning the learning object "Nós no mundo". The learning object was introduced in an extension course for teachers, entitled Teachers' training for evaluation and use of digital resources in Education, conducted at the Federal University of Rio Grande do Sul, in the second half of 2006. For the analysis, I selected 5 plans made by 8 teachers, 3 testimonies and the transcribed video of the plans presentation realized by the extension course students. This research had as reference the authors Gandin (1985, 2006), Rodrigues (2002, 2003), Xavier (2002), Masetto (2006) and Moran (2006). The analyses were organized in 5 categories, extracted from the plans: 1) pedagogical approach, 2) methodological orientation of the plan, 3) role of the teacher, 4) technics and 5) content. It was verified that in most plans, the use of the learning object "Nós no mundo" provided an activity orientated by pedagogical mediation, as well as the fact that the pedagogical strategies planned by the teachers are also linked to their formation, conception of pedagogical approach, experience and view of the possible uses of the technological resources in their pedagogical practice.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/13738
Arquivos Descrição Formato
000617612.pdf (1.885Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.