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Projetos de aprendizagem @ tecnologias. Transformações. Escola

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Projetos de aprendizagem @ tecnologias. Transformações. Escola

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Título Projetos de aprendizagem @ tecnologias. Transformações. Escola
Autor Silva, Maristela Alberton
Orientador Aragón de Nevado, Rosane
Data 2005
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Computador na educação
Informática na educação
Projeto pedagógico
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Capture of conscience
[en] Pedagogical practices
[en] Projects of learning
[en] School management conception
[en] Technology of information and communication
Resumo O presente estudo pretendeu discutir o processo de introdução do trabalho com projetos de aprendizagem, ancorados pelas tecnologias da informação e comunicação em uma escola pública municipal de Santa Catarina. Objetivou também investigar se os possíveis efeitos da implementação dos projetos poderiam gerar transformações nas concepções e práticas pedagógicas dos professores; analisar como se organizam os tempos e espaços do ambiente escolar; buscar subsídios para um possível redirecionamento do papel do professor no processo de ensinar e aprender e contribuir para a construção de conhecimentos relacionados às inovações nos processos pedagógicos e curriculares. Os conceitos acerca dos processos de construção do conhecimento resultantes das assimilações, acomodações, perturbações, regulações e, especialmente, pela tomada de consciência foram construídos à luz da teoria piagetiana, na perspectiva de buscar entendimento sobre as possibilidades de inovações nos tempos e espaços escolares, bem como nos processos de ensinar e aprender cooperativamente. A investigação, de caráter qualitativo, focalizou as ações em uma escola de Ensino Fundamental, utilizando como instrumentos metodológicos prioritários: o diário de campo, a observação participante, um espaço informatizado de discussão e um grupo de estudos. As observações foram realizadas durante as atividades de acompanhamento sistemático a 16 educadores, com duração de aproximadamente 18 meses e nas intervenções ocorridas durante três diferentes momentos que se caracterizaram distintamente por uma série de mudanças no fazer e no pensar dos sujeitos, transpondo as barreiras dos tempos e espaços coordenados por um currículo tradicional. Os resultados sinalizam para a possibilidade de ocorrerem mudanças nos ambientes escolares através da introdução de novos organizadores do trabalho pedagógico, ancorados por processos de formação continuada em serviço, especialmente pela reflexão das próprias ações que levam a processos de tomada de consciência a respeito das possibilidades cognitivas e “trasformativas” dos educadores e educandos, mediante um trabalho cooperativo.
Abstract The present study pretended to debate the introduction process of the work with projects of learning anchored by technology of information and communication in a Public County School of Santa Catarina’s state. Intended also to investigate if the possible effects of the implementation of the projects could generate transformations in the conceptions and pedagogical practices of the teacher’s; to analyze how to organize the time and spaces of the school’s ambience; to seek for bounties for a possible redirection of the teacher’s role in the process of teaching, learning, and to contribute for a construction of knowledge related to innovations in the pedagogic process and curriculums. The concepts concerning the process of the construction of knowledgement resultant of the assimilations, accommodations, perturbations, regulations, and especially for the capture of conscience were constructed at the light of the Piaget’s Theory in the perspective of seeking acquaintance about the possibilities of the innovations in the time and school’s spaces, as well as, in the process of teaching and learning together. The investigation with qualitative nature focused the actions in a school of basic education, using as methodological instruments priorized: the camp’s diary, a participating observation, a computerized space of discussion and a study group. The observations were realized during activities of systematical accompaniment to 16 educators with approximately the duration of 18 month and interventions occurred during three different moments which characterized distinctively by a series of changes in the way of doing and thinking of the subjects transposing barriers of time and spaces coordinated by a traditional curriculum. The results signal for the possibility to occur changes in the school’s environment through the introduction of new organizers of the pedagogic work, anchored by processes of the continued formation at work, especially by the reflection of the self actions that take the process of the catching of conscience regarding the cognitive possibility and “transformative” of educators and students by means of a cooperative work.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/13740
Arquivos Descrição Formato
000617675.pdf (1.327Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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