Repositório Digital

A- A A+

Uma proposta metodológica de acompanhamento personalizado para aprendizagem significativa apoiada por um assistente virtual de ensino inteligente

.

Uma proposta metodológica de acompanhamento personalizado para aprendizagem significativa apoiada por um assistente virtual de ensino inteligente

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Uma proposta metodológica de acompanhamento personalizado para aprendizagem significativa apoiada por um assistente virtual de ensino inteligente
Autor Rissoli, Vandor Roberto Vilardi
Orientador Barone, Dante Augusto Couto
Co-orientador Giraffa, Lucia Maria Martins
Data 2007
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação.
Assunto Aprendizagem significativa
Informática na educação
[en] Computational programming
[en] Fuzzy logic
[en] Intelligent tutoring systems
[en] Learning of informatics
[en] Subsumption theory
Resumo Este volume descreve o trabalho multi e interdisciplinar de pesquisa realizado na área de Inteligência Artificial aplicada à Educação, tendo como objetivo principal à proposta de uma metodologia de trabalho suportada por um ambiente na Web como recurso de apoio à aprendizagem almejada pela subárea de Programação Computacional, nos cursos de graduação em Informática. O trabalho investigativo e experimental foi desenvolvido com base na teoria proposta por Ausubel e o ambiente desenvolvido possui arquitetura baseada nos Sistemas Tutores Inteligentes, onde se buscou criar um Assistente Virtual de Ensino Inteligente, cujo comportamento é modelado a partir de um conjunto de regras oriundas da Lógica Fuzzy. Esta base de regras busca estabelecer uma nova forma de análise e assistência no acompanhamento da evolução de aprendizagem do aluno, tendo por base os pressupostos da teoria ausubeliana. A organização dos conteúdos na base de domínio utiliza uma estrutura organizada na forma de Mapas Conceituais, os quais possuem relação com as funções de pertinência associadas aos objetivos destes conteúdos. O trabalho experimental foi realizado na universidade onde o autor trabalha como docente, permitindo que fossem realizadas as análises e entrevistas de forma facilitada. O protótipo, criado para validar alguns aspectos da tese, obteve sucesso e constatou um aproveitamento médio melhor na aprendizagem em Programação Computacional.
Abstract This volume describe the multi and interdisciplinary work of made research in the Artificial Intelligence area applied to Education, with the main objective to the purpose of one methodology of work that has the support by Web environment as a way of support for the expected learning by the Computational Programming sub area in the graduation courses of Informatics. The investigative and experimental work was developed based in the theory proposed by Ausubel and the developed environment has the architecture based in the Intelligent Tutoring Systems, looking for a creation of one Intelligent Teaching Assistant, which the behavior is model from the rule group with origin in Fuzzy Logic. This base of rules search to establish one new form of analysis and assistance to go along with evolution of student knowledge, basing in the presuppositions of Subsumption Theory. The organization of contents in the base of dominion use one organized structure in Conceptual Maps form, that have the relation with functions of associated relevant to the objectives of these contents. The experimental work was realized in university where the author works as a teacher, giving the permission to realize the analysis and interviews in the easy way. The prototype, created for some aspect validation of the thesis it was obtained success and it was consisted a medium development better than the learning in the Computacional Programming.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/13751
Arquivos Descrição Formato
000649538.pdf (2.822Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.