Repositório Digital

A- A A+

Apropriação tecnológica e ensino : as tecnologias de informação e comunicação e o ensino de física para pessoas com deficiência visual

.

Apropriação tecnológica e ensino : as tecnologias de informação e comunicação e o ensino de física para pessoas com deficiência visual

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Apropriação tecnológica e ensino : as tecnologias de informação e comunicação e o ensino de física para pessoas com deficiência visual
Autor Costa, Luciano Gonsalves
Orientador Barone, Dante Augusto Couto
Co-orientador Neves, Marcos Cesar Danhoni
Data 2004
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação.
Assunto Deficiência visual
Ensino
Física
Informática na educação
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Educational technologies
[en] Physics education
[en] Visual impairment
Resumo O Ensino de Física para Pessoas com Deficiência Visual (DVs) é investigado. Um panorama da realidade escolar dos DVs é esboçado, particularmente do Ensino de Física e das Tecnologias de Computação (TICs) no contexto educacional dos DVs. São empregados recursos da pesquisa qualitativa tanto na tomada como na análise dos dados: entrevista gravada, redução fenomenológica, e outros. Professores de DVs e estudantes DVs são entrevistados sobre questões inerentes ao estar ensinando ou ao estar aprendendo ciências. A aprendizagem conceitual da fenomenologia física dos DVs e a experimentação no ensino de física para DVs também são analisadas. Finalmente, os resultados alcançados nas diferentes etapas da pesquisa revelam elementos para a articulação de um ensino de física mais adequado às necessidades específicas dos DVs.
Abstract The Physics Education for visual impairment people (DVs) is investigated. A picture of the DVs school reality is sketched, particularly of the physics education and the computation technologies (TICs) in this context. Resources of the qualitative research are aplied in the taking and analysis of data: interviews, phenomenological reduction, and others. Teachers of DVs and DVs students are interviewed about questions of the being teaching or learning sciences. The conceptual learning of the physical phenomenology in DVs and the experimentation in physics education for DVs also are analyzed. Finally, the results reached in the different stages of the research revels elements for the adjustement of the teaching to the DVs specific necessities.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/13754
Arquivos Descrição Formato
000649609.pdf (1.236Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.