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dc.contributor.advisorSilva, Alexandre Rocha dapt_BR
dc.contributor.authorSales, Nicolas Silva dept_BR
dc.date.accessioned2016-04-13T02:06:21Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/137777pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia propõe um encontro entre o documentário estadunidense Paris Is Burning (1990), de Jennie Livingston, e os estudos queer. Em um primeiro momento, realiza-se uma recuperação do momento sociocultural no qual o filme é produzido e lançado, dos debates teóricos levantados pela obra e do contexto cinematográfico do New Queer Cinema, movimento do qual Paris Is Burning fez parte. Em seguida, traça-se uma revisão da teoria queer na qual são retomados os conceitos de corpo, performatividade e abjeção, além das problemáticas de representação geradas por sua proposta epistemológica. Por fim, desenvolve-se um aparato metodológico a partir do conceito de "voz" como descrito por Bill Nichols. Então, três discussões que vinculam a teoria queer à forma através da qual Paris Is Burning retrata o mundo histórico são realizadas, as quais partem de sua estrutura, sua composição de planos e sua organização de entrevistas para vincular temáticas de fracasso, incoerência e performatividade ao filme.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph proposes an encounter between the US documentary Paris Is Burning (1990), directed by Jennie Livingston, and queer theory. Firstly, the sociocultural background in which the movie is produced and release is explored, such as its theoretical debates and the cinematographic context in which emerges New Queer Cinema, a movement from which Paris Is Burning is related. Next, queer theory is revised and concepts such as body, performativity and abjection are explained, as it is the problematic of representation generated by its epistemological purpose. Finally, a metodological apparatus is developed from the concept of "voice" as stated by Bill Nichols enabling that three discussions that link queer theory to the means through which Paris Is Burning portrays the historical world can be evolved. The documentary's structure, shots’ composition and its interview's organization are bind to themes of failure, incoherence and performativity.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDocumentary cinemaen
dc.subjectTeoria queerpt_BR
dc.subjectParis Is Burning (Filme documentário)pt_BR
dc.subjectQueer theoryen
dc.subjectParis Is Burningen
dc.subjectNew Queer Cinemaen
dc.subjectPerformativityen
dc.titleUma voz que ressoa pelas rupturas do corpo: encontros entre os estudos queer e o documentário Paris is Burningpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coMello, Jamer Guterres dept_BR
dc.identifier.nrb000988133pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Jornalismopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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