Repositório Digital

A- A A+

Ficando cada vez mais perto: o ensaio como texto jornalístico através de reportagens de David Foster Wallace

.

Ficando cada vez mais perto: o ensaio como texto jornalístico através de reportagens de David Foster Wallace

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Ficando cada vez mais perto: o ensaio como texto jornalístico através de reportagens de David Foster Wallace
Autor Maccari, Camila Ré
Orientador Barros, Ana Taís Martins Portanova
Co-orientador De Carli, Anelise Angeli
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Assunto Jornalismo
Reportagem
Wallace, David Foster
Resumo Esta monografia tem como objetivo central pensar o ensaio como um texto que pode ser também explorado pelo Jornalismo, através das reportagens Ficando longe do fato de já estar meio que longe de tudo e Uma coisa supostamente divertida que eu nunca mais vou fazer, de David Foster Wallace. Ambas foram publicadas pela Harper’s Magazine nos anos de 1990. A primeira se trata da cobertura da feira estadual de Illinois e a segunda é um relato sobre uma semana a bordo de um cruzeiro de luxo pelo mar do Caribe. O presente trabalho busca contribuir para o estudo das relações entre áreas do conhecimento, com ênfase na convergência entre os discursos, por meio do Novo Jornalismo e da Reportagem; contextualiza a obra e vida e a consolidação da carreira literária de David Foster Wallace; focaliza em expandir o jornalismo além do conceito de informação para relacioná-lo ao discurso literário; busca entender o funcionamento do ensaio e como ele funcionaria no jornalismo; analisa as duas reportagens de Davd Foster Wallace, buscando relacioná-las com o ensaio. A discussão se baseia em seis pontos: o discurso em primeira pessoa, o diálogo, o juízo de valor, o distanciamento do objeto, a transformação e a construção sintáticosemântica. O trabalho conclui que ao dar forma ao texto jornalístico, o ensaio, a partir de suas características básicas, supõe uma relação aberta e comprometida com o leitor.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/137797
Arquivos Descrição Formato
000988095.pdf (460.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.