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dc.contributor.advisorStumpf, Ida Regina Chittopt_BR
dc.contributor.authorPavan, Cleusapt_BR
dc.date.accessioned2008-09-04T04:11:48Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/13798pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa analisou o processo de avaliação pelos pares nas revistas brasileiras de Ciência da Informação como uma prática social na ciência. Além disso, verificou a estrutura editorial das revistas e a filiação institucional dos editores, membros das comissões editoriais e avaliadores. Para a coleta de dados, utilizou questionários distintos para cada sujeito e analisou partes textuais das seis revistas classificadas com conceito A (nacional) pelo Qualis/CAPES, a saber: Ciência da Informação, DataGramaZero, Encontros Bibli, Informação & Sociedade, Perspectivas em Ciência da Informação e Transinformação. Trata-se de um estudo descritivo que identificou como sujeitos os editores, membros das comissões editoriais, avaliadores e autores que contribuíram com as revistas em 2006. Os resultados apontaram que a estrutura editorial mais comum entre as revistas constitui-se de editor, comissão editorial, conselho consultivo e auxiliares. A maioria dos editores, membros das comissões editoriais e avaliadores são vinculados a instituições de ensino superior brasileiras ou estrangeiras. Sobre os procedimentos de avaliação, os resultados mostraram que o número de avaliadores por trabalho é no mínimo dois ou três. As revistas empregam critérios de avaliação que tratam dos aspectos formais e de conteúdo dos originais. A maioria dos membros das comissões editoriais e dos avaliadores considerou os procedimentos e critérios de avaliação satisfatórios. Entre os autores, a maior parte apontou que os procedimentos e critérios foram expressos com clareza pelas revistas. Os conflitos de interesse ocorreram com a minoria dos respondentes. A falta de respostas sobre alguns procedimentos adotados por uma revista dificultou a análise dos dados. Constata-se que as revistas, em sua maioria, seguem procedimentos de avaliação similares e de acordo com os padrões científicos. As diferenças principais estão relacionadas ao tipo de recompensa, ao formato do parecer dos avaliadores e à decisão final sobre a publicação dos artigos.pt_BR
dc.description.abstractThe study analyzed the peer review process in Brazilian journals of Information Science as a social practice in science. Moreover, it verified the editorial structure of scientific journals and the institutional affiliation of editors, members of editorial committees and reviewers. For the data gathering process, it utilized distinct questionnaires for each person and analyzed textual parts of six scientific journals graded A (national), according to Qualis/CAPES, namely: Ciência da Informação, DataGramaZero, Encontros Bibli, Informação & Sociedade, Perspectivas em Ciência da Informação e Transinformação. Subjects of this descriptive study are editors, members of editorial committees, reviewers and authors who have contributed to such journals in 2006. The results pointed that the most common editorial structure among the scientific journals is composed by editor, editorial committee, editorial board and assessors. Most of the editors, members of editorial committees and reviewers are affiliated to Brazilian or foreign institutions of higher education. Concerning the review procedures, the results revealed that the number of referees by articles is two or three. The scientific journals employ review criteria which deal with formal and content aspects of manuscripts. The majority of members of editorial committees and reviewers considered the procedures and review criteria satisfactory. The most part of the authors indicated that the procedures and review criteria were expressed clearly by scientific journals. Conflicts of interest occurred with the minority of respondents. The lack of answers about some procedures adopted by a scientific journal made the data analysis more difficult. Conclusions indicate that the scientific journals, in their majority, following similar peer review procedures and in accordance with scientific standards. The main differences are related to the type of recompense, the reviews format and the final decision about the publication of the articles.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectScientific communicationen
dc.subjectPeriódico científico : Avaliaçãopt_BR
dc.subjectComunicação científicapt_BR
dc.subjectScientific journalen
dc.subjectEditorial structureen
dc.subjectPeer review processen
dc.subjectInformation scienceen
dc.titlePráticas sociais na comunicação científica : a avaliação pelos pares nas revistas brasileiras de ciência da informaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000652742pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Informaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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