Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWeber, Maria Helenapt_BR
dc.contributor.authorGonçalves, Carmen Regina Abreupt_BR
dc.date.accessioned2008-09-04T04:11:51Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/13805pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa analisa o papel de dois debates televisivos centrais na eleição presidencial de 2006, o debate da “Cadeira Vazia” organizado pela TV Globo, no primeiro turno, e o “Duplo Combate” debate promovido pela TV Bandeirantes, no segundo turno. A disputa presidencial, em 2006, foi marcada por crises, denúncias e escândalos políticos. Apesar de todos os acontecimentos, que envolveram sua candidatura, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi reeleito. Nesse sentido, o estudo parte da concepção de que os debates políticos televisivos são espaços estratégicos de visibilidade política intermediados pela estética televisiva, objetivando-se a busca por credibilidade junto ao eleitor, além disso apresentam-se como elementos importantes da disputa eleitoral em uma eleição presidencial. O estudo procura entender o que faz dos debates televisivos formatos estratégicos para o processo eleitoral brasileiro. A metodologia utilizada nesta dissertação contempla pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, análise histórico-descritiva e estudos de discurso combinados a referências da semiótica utilizados nas análises dos debates e sua respectiva repercussão. O objetivo geral deste estudo é identificar quais são os elementos que tornam os debates televisivos centrais para a campanha eleitoral brasileira, em 2006. O debate político televisivo, apesar de ser um evento de curta duração, envolve um complexo processo de preparação técnica e investimento por parte dos promotores, emissoras de TV, e demanda um indispensável planejamento de estratégias por parte das candidaturas. Para os eleitores, é um momento único para observar os candidatos no embate direto configurando-se, assim, em importante fonte de informação.pt_BR
dc.description.abstractThis research analyses the role of two main television debates in the 2006 presidential elections. The “Empty Chair” debate, organized by Globo TV networks, during the first round, and the “Double Debate”, promoted by Bandeirantes TV networks, during the second one. The presidential competition was punctuated by crises, denouncement and political scandals. Despite all events surrounding his candidacy, the president Luíz Inácio Lula da Silva (PT) was reelected. This way, this study starts from the point that the television political debates are strategic spaces of political visibility mediated by the television esthetics, focusing on the voters credibility. Besides that, they also represent important elements in the electoral scene in a presidential election. The study searches for an understanding of what makes the television debates strategic frameworks for the Brazilian electoral process. The methodology used in this dissertation includes bibliographic research, documental research, historicaldescriptive analysis and discourse studies combined to semiotics references used in the analysis of the debates and their repercussion. The general aim of this study is to identify which elements are the ones which make the television debates fundamental for the Brazilian electoral campaign, in 2006. The television political debate, despite being a short-term event, involves a complex process of technical preparation and investment by the promoters, TV broadcasters, and demands a fundamental strategies planning by the candidacies. As to the voters, it is a unique opportunity to observe the candidates in a direct confront, becoming, this way, an important source of information.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCommunication and politicsen
dc.subjectPropaganda eleitoral : Brasilpt_BR
dc.subjectTelevisão (Comunicação)pt_BR
dc.subjectMedia and democracyen
dc.subjectElectoral debate and televisionen
dc.subjectPropaganda política : Brasilpt_BR
dc.titleImportância e repercussão na míidia dos debates presidenciais televisivos nas eleições brasileiras de 2006pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000655313pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Informaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples