Repositório Digital

A- A A+

A expressividade dos acadêmicos de educação física que cursam a disciplina de metodologia do ensino da dança escolar

.

A expressividade dos acadêmicos de educação física que cursam a disciplina de metodologia do ensino da dança escolar

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A expressividade dos acadêmicos de educação física que cursam a disciplina de metodologia do ensino da dança escolar
Autor Gallina, Elisabete Patrícia
Orientador Souza, Jorge Luiz de
Data 2008
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano.
Assunto Dança
Educação física escolar
Expressão corporal
[en] Expressivity
[en] Physical education
[en] School dance
Resumo Considerando que expressividade é uma forma significativa de comunicação corporal, que busca através da Dança a harmonia das formas biológica, cultural e filosófica do ser humano, este estudo objetiva descrever e compreender a percepção dos acadêmicos de Educação Física que cursam a disciplina de Metodologia do Ensino da Dança Escolar sobre sua expressividade. Inicialmente são apresentados conceitos, classificações, bem como os níveis de complexidade da expressividade. Na seqüência faz-se uma interação entre Expressividade, Educação Física e Dança, ressaltando a importância do ato criativo da expressividade dentro do contexto de ensino. Participaram do estudo 16 acadêmicos do curso de Educação Física da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Campus de Erechim, que cursavam a disciplina de Metodologia do Ensino da Dança Escolar. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram entrevistas semi-estruturadas (inicial e final) e notas de campo. O período de coleta de dados aconteceu de 02 de abril de 2008 a 28 de maio de 2008 na Sala de Dança e no Auditório Central da URI. As informações obtidas foram agrupadas em unidades de significado, que reescritas, originaram categorias de análise. Os resultados mostram uma significativa evolução em relação às definições de expressividade, evidenciando a linguagem do corpo em sua sensibilidade, bem como a constatação de como é possível criar e também incentivar a criação de novos movimentos, derrubando barreiras sociais com a Dança inserida no contexto da Educação Física.
Abstract If we consider that expressivity is one significative way of corporal communication, which searches through Dance the harmony of the biological, cultural and philosophical forms of human being, so this study desires to describe and to understand the perception of Physical Education undergraduate students who attend classes of Methodology of School Dance Teaching about their expressivity. In the beginning of this study is showed the concepts, classifications, as well as expressivity complexity levels. In the sequence, it does a interaction between Expressivity, Physical Education and Dance, it noted the importance of the creative act of expressivity inside teaching’s context. The participants were 16 students of Physical Education course from Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Erechim. They attend classes of Methodology of School Dance Teaching discipline. The instruments utilized in the research were semistructured interviews (initial and final) and field notes. The collective period has happened at April 02nd, 2008 until May 28th, 2008 at Dance Room and at URI’s Central Auditorium. The informations were grouped in units of meanings that were rewrited. This originated the analyze categories. The results show a significative evolution related to expressivity definitions, which clear out the body language in your sensibility, as well as the observation that creating and also motivating the creation of new movements are possible, breaking down social obstacles with the Dance taking a place inside the Physical Education’s context.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/13808
Arquivos Descrição Formato
000655455.pdf (582.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.