Repositório Digital

A- A A+

Análise das condições de segurança do trabalho em canteiros de obras conforme NR 18 no município de Santa Cruz do Sul

.

Análise das condições de segurança do trabalho em canteiros de obras conforme NR 18 no município de Santa Cruz do Sul

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Análise das condições de segurança do trabalho em canteiros de obras conforme NR 18 no município de Santa Cruz do Sul
Autor Trevisan, Felipe Carniel
Orientador Lorenzi, Luciani Somensi
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Assunto Engenharia civil
Resumo Mesmo com aumento da fiscalização e desenvolvimento de novas técnicas de segurança a Indústria da Construção Civil apresenta elevados índices de acidentes do trabalho. É de suma importância manter esforços para o cumprimento da atual legislação, a Norma Regulamentadora 18. Esta Norma apresenta as principais exigências a respeito das condições de segurança do trabalho para o setor da construção. O atual trabalho tem como objetivo avaliar o atendimento dos requisitos da NR 18 no município de Santa Cruz do Sul, bem como identificar dificuldades que as empresas do setor estão enfrentando e também boas práticas utilizadas nos canteiros. Através de um checklist desenvolvido por pesquisas anteriores, e devidamente atualizado, foram coletados dados em 11 canteiros de obra de sete diferentes empresas construtoras. Os resultados obtidos foram comparados com os resultados de pesquisas anteriores. Depois de realizada a coleta de dados e posteriormente a análise dos mesmos, nota média de adequação de todos os canteiros analisados foi de 7,01, em uma escala de dez pontos. Em adição, é possível apontar que a taxa média das exigências cumpridas nos canteiros analisados foi de 69%. Comparando a resultados encontrados em capitais do Brasil, nota-se que o município do interior do Estado do RS vem acompanhando a tendência de melhorar as questões de segurança dos canteiros de obras e que as exigências impostas pela NR 18 estão sendo mais aplicadas como um todo.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/138289
Arquivos Descrição Formato
000989246.pdf (3.270Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.