Repositório Digital

A- A A+

Misturas solos-agentes cimentantes-fibra : aplicação de ensaios de laboratório para obtenção de parâmetros de projeto

.

Misturas solos-agentes cimentantes-fibra : aplicação de ensaios de laboratório para obtenção de parâmetros de projeto

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Misturas solos-agentes cimentantes-fibra : aplicação de ensaios de laboratório para obtenção de parâmetros de projeto
Autor Azevedo, Maurício Birkan
Orientador Festugato, Lucas
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Assunto Engenharia civil
Resumo O presente trabalho versa sobre a comparação e correlação entre ensaios de compressão simples e compressão diametral com ensaios de compressão triaxial para a determinação de parâmetros de projeto (coesão efetiva e ângulo de atrito interno efetivo) de solos estabilizados com agentes cimentantes e melhorados com fibra de polipropileno. Os agentes cimentantes avaliados são: cimento Portland de alta resistência inicial (CP-V-ARI) e cal hidratada. Já a fibra de polipropileno é utilizada na proporção de 0,5%. Dessa forma, buscou-se determinar uma correlação entre esses ensaios, estudando a influência da porosidade e da quantidade de agente cimentante, de forma a poder determinar parâmetros preliminares de projeto de maneira mais simples, conforme a abordagem realizada por Consoli (2014). A teoria de Consoli (2014) considera a razão entre a resistência à tração e a resistência à compressão simples de uma mistura como sendo constante, sendo o ângulo de atrito interno efetivo diretamente relacionado a esse valor, enquanto a coesão efetiva é diretamente relacionada ao valor da resistência à compressão simples e da razão entre resistência à tração e a resistência à compressão. Esse estudo se justifica devido ao fato do ensaio de compressão triaxial ser um ensaio mais caro, demorado e de maior dificuldade de execução, se comparado aos outros dois. O presente trabalho aborda três diferentes misturas e realiza o estudo sobre essas correlações para todas elas, sendo estas: solo residual de arenito Botucatu-cimento Portland-fibra de polipropileno, areia de Osório-cimento Portland-fibra de polipropileno e caulim-cal-fibra de polipropileno. Para a realização do estudo e a verificação das correlações, foram realizados ensaios de compressão simples, diametral e triaxial adensado drenado, assim como utilizados alguns dados disponíveis na literatura. Ao final do trabalho verificou-se que a abordagem de Consoli (2014) mostrou-se eficiente comparada à tradicional abordagem de envoltória de ruptura de Mohr-Coulomb para obtenção de parâmetros de projeto e resistência ao cisalhamento, uma vez que apresenta uma boa aproximação de valores em relação à teoria clássica de Mohr-Coulomb. O estudo se limita às dosagens analisadas para as referentes misturas, porém é de grande aplicabilidade para projetos de estabilização de solos nas regiões onde são encontrados.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/138317
Arquivos Descrição Formato
000989524.pdf (2.632Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.