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dc.contributor.advisorBonin, Luis Carlospt_BR
dc.contributor.authorVicenzi, Taís Delvinapt_BR
dc.date.accessioned2016-04-15T02:08:33Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/138341pt_BR
dc.description.abstractCada vez mais presentes no dia-a-dia das obras, produtos pré-fabricados vêm conquistando espaço na construção civil, possibilitando ganho na produtividade, redução do prazo de entrega, redução de resíduos, além de vários outros benefícios. Todas essas vantagens servem de incentivo para que os canteiros de obras se tornem cada vez mais industrializados. Levando isso em consideração, o presente trabalho versa sobre as dificuldades de inserção, no mercado nacional, de painéis industrializados fabricados em concreto reforçado com fibra de vidro (Glassfibre Reinforced Concrete ─ GRC). O GRC é um compósito constituído por uma matriz cimentícia onde são incorporadas fibras de vidro do tipo AR, resistente aos álcalis do cimento. Os painéis produzidos com este compósito possuem, entre suas principais características, leveza e moldabilidade. Em geral, os painéis possuem cerca de ¼ do peso dos similares fabricados em concreto convencional, leveza esta que possibilita grande versatilidade de formas. Apenar das várias vantagens, o GRC ainda é desconhecido por grande parte dos profissionais. Assim, este trabalho busca entender quais as dificuldades encontradas que justifiquem a não consolidação deste método na construção civil brasileira. Primeiramente, foi realizada uma rodada de entrevistas com especialistas e conhecedores do sistema GRC. Nesta primeira etapa, o roteiro de perguntas foi elaborado com o intuito de entender de uma forma geral a questão de pesquisa proposta no trabalho. Na segunda fase, foram realizadas duas visitas técnicas, a primeira a uma fábrica que produz módulos construtivos utilizando painéis de GRC e a segunda, a uma das obras da empresa. Nesta segunda etapa foi possível aplicar um novo questionário ao gerente de processos da empresa bem como analisar os ambientes de produção tanto na fábrica quanto no canteiro de obras. Com as informações obtidas nas duas etapas foi possível concluir que várias são as dificuldades encontradas na inserção do GRC no mercado brasileiro, entre elas, a falta de conhecimento por parte dos profissionais, a falta de pesquisas nacionais sobre o material e o valor de mercado dos painéis, ainda pouco competitivo. Vários outros motivos que justificam a pouca utilização deste sistema são apresentados ao longo do trabalho.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.titleGlassfibre reinforced concrete (GRC) : análise das dificuldades de inserção no mercado nacional de painéis fabricados em concreto reforçado com fibra de vidropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000989622pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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