Repositório Digital

A- A A+

Algumas reflexões sobre o ensino e a aprendizagem de ciências nos anos iniciais

.

Algumas reflexões sobre o ensino e a aprendizagem de ciências nos anos iniciais

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Algumas reflexões sobre o ensino e a aprendizagem de ciências nos anos iniciais
Autor Peroneo, Daniela dos Santos
Orientador Souza, Diogo Onofre Gomes de
Data 2008
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Assunto Aprendizagem
Ciências : Ensino fundamental
Ensino
Resumo Nesse artigo busca-se discutir algumas questões importantes para serem pensadas no processo de ensino e de aprendizagem de ciências nos anos iniciais de escolas de ensino fundamental. Neste trabalho se buscou, por meio de entrevistas realizadas com professores dos anos iniciais de uma escola pública de Porto Alegre, com alunos de pós-graduação em Bioquímica, ICBS, UFRGS, formados em Biologia e com professores orientadores do PPG em educação em ciências da UFRGS, identificar concepções, nestes três grupos quando se pensa no ensino de ciências nos anos iniciais. Para isso, contou-se com uma equipe de seis pessoas, as quais, individualmente, realizaram a categorização das entrevistas. Além disso, construiu-se um breve referencial teórico com base nas principais categorizações apontadas nas entrevistas, referenciando-se o pensamento de autores como Jean Piaget, André Giordan e Gerard de Vecchi, Roque Moraes, Deisy Lara de Oliveira, entre outros.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/13858
Arquivos Descrição Formato
000655918.pdf (183.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.