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Análises e reflexões sobre o uso da resolução de problemas como alternativa metodológica para o ensino de química no ensino técnico

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Análises e reflexões sobre o uso da resolução de problemas como alternativa metodológica para o ensino de química no ensino técnico

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Título Análises e reflexões sobre o uso da resolução de problemas como alternativa metodológica para o ensino de química no ensino técnico
Autor Peres, Rildo Goulart
Orientador Santos, Flávia Maria Teixeira dos
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química. Curso de Química: Licenciatura.
Assunto Ensino de quimica
Prática docente
Resolução de problemas
Resumo Este trabalho relata as reflexões e análises de um professor em formação na utilização da metodologia didática denominada Resolução de Problemas em duas turmas de Ensino Técnico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Restinga. A opção pela Resolução de Problemas relacionou-se à ampliação das estratégias metodológicas do professor em formação. Para implementação da experimentação didática foi adotada a sequência adaptada de Goi e Santos que consiste na utilização de questionário do perfil do aluno, na elaboração do problema, aula introdutória ao tema a ser abordado, apresentação do problema aos alunos, socialização das soluções escolhidas pelos grupos de alunos, aula de consolidação dos conhecimentos referentes ao tema abordado e uso do questionário tipo Likert. Na implementação foram coletados os dados para realização das análises qualitativas e quantitativas. A análise quantitativa foi realizada a partir do perfil do aluno: questionário com perguntas abertas. As anotações do professor-pesquisador referentes ao uso da metodologia de Resolução de Problemas, a autoavaliação por meio de um questionário tipo Likert, a socialização das soluções dos alunos para os problemas e suas reflexões foram analisadas de forma qualitativa. As análises mostraram que os alunos utilizaram mais de uma estratégia para resolver o problema e que tiveram a impressão que aprenderam novos conhecimentos destacando ser diferente de outras metodologias. Os alunos afirmaram que utilizaram um tempo maior para as pesquisas mas que consideraram válidas para o aprendizado. O professor-pesquisador conseguiu evidenciar uma melhora no uso da metodologia por parte dos alunos apesar da confusão na interpretação de alguns itens no questionário tipo Likert na autoavaliação. Os resultados demonstraram que o estágio é o momento de reflexões e de experimentações didáticas de forma a aperfeiçoar a prática docente do futuro profissional.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/139065
Arquivos Descrição Formato
000987886.pdf (922.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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