Repositório Digital

A- A A+

Desenvolvimento de modificações em reatores de leito catalítico de planta industrial de hidrotratamento de diesel

.

Desenvolvimento de modificações em reatores de leito catalítico de planta industrial de hidrotratamento de diesel

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Desenvolvimento de modificações em reatores de leito catalítico de planta industrial de hidrotratamento de diesel
Autor Hoff, Silvana
Orientador Souza, Michele Oberson de
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química. Curso de Química Industrial.
Assunto Catalisadores
Combustivel : Oleo diesel
Resumo O Diesel é um combustível derivado do petróleo altamente consumido na atualidade no Brasil devido à logística rodoviária de transporte existente. Porém estão presentes em sua composição muitos compostos que, após a combustão no motor, transformam-se em moléculas danosas a saúde e ao meio ambiente contidas no efluente, como as sulfuradas, nitrogenadas e oxigenadas. Para controlar essas emissões foram estabelecidas legislações que limitam a quantidade permitida de tais compostos. A concentração de enxofre, por exemplo, não pode ultrapassar 10ppm na composição do chamado Diesel S-10. Para remover esses compostos indesejados, o combustível passa por um processo de hidrotratamento, que consiste na hidrogenação catalítica para remoção dos contaminantes. Neste processo são usados reatores de leito fixo do tipo Trickle-Bed (ou leito-gotejante) melhorando o contato gáslíquido. Neste contesto, os dispersores de alta eficiência são importantes no projeto de um reator, pois aumentam a efetividade das reações melhorando o contato da carga líquida com o leito catalítico e com o gás hidrogênio permitindo que uma maior quantidade de catalisador efetivamente atuando. A troca de dispersores usuais por tecnologias mais eficientes permite que se consiga processar cargas mais pesadas e atingir altos graus de descontaminação e remoção de H2S. Assim, grandes empresas desenvolveram tecnologias com objetivo de melhorar a dispersão de líquidos e gases em reatores de leito fixo. Os investimentos destinados para esta modificação são altos e com poucos retornos financeiros, porém em função da rígida legislação se tornam necessários.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/139077
Arquivos Descrição Formato
000987667.pdf (850.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.