Repositório Digital

A- A A+

O uso dos mapas conceituais como ferramenta de avaliação formativa no ensino de química

.

O uso dos mapas conceituais como ferramenta de avaliação formativa no ensino de química

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O uso dos mapas conceituais como ferramenta de avaliação formativa no ensino de química
Autor Silva, Josoe Borba da
Orientador Santos, Flávia Maria Teixeira dos
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química. Curso de Química: Licenciatura.
Assunto Avaliação formativa
Ensino de quimica
Mapa conceitual
Resumo A avaliação formativa é uma proposta pedagógica que visa a ampliação do conceito de aprendizagem mediante a observação contínua da progressão do aluno. Neste trabalho utilizam-se Mapas Conceituais como uma ferramenta alternativa de avaliação. Os Mapas Conceituais foram utilizados na avaliação formativa dos alunos do 3o ano do Ensino Médio do Instituto Educacional Dom Diogo de Souza durante a realização da Atividade de Estágio de Docência III, nos meses de março a julho de 2015. A comparação entre mapas realizados em períodos diferentes deveria mostrar a evolução da capacidade do aluno na definição de conceitos e no estabelecimento de novas conexões Os elementos fornecidos pelos alunos que realizaram as três avaliações serviram de base para a pesquisa. Espera-se que o processo apresentado possa qualificar positivamente a aprendizagem destes indivíduos no conteúdo de dispersões químicas, o que buscaremos apresentar de forma articulada com o referencial teórico apropriado.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/139078
Arquivos Descrição Formato
000987902.pdf (14.89Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.