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Diagnóstico e proposição de melhorias na recuperação de dívidas no mercado pessoa física

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Diagnóstico e proposição de melhorias na recuperação de dívidas no mercado pessoa física

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Título Diagnóstico e proposição de melhorias na recuperação de dívidas no mercado pessoa física
Autor Clivatti, Aldir Justino
Orientador Martinewski, Andre Luis
Data 2007
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasil.
Assunto Banco do Brasil.
Credito de pessoa fisica
Inadimplência
Resumo O crédito direto ao consumidor constitui importante fonte de recursos para a pessoa física e de receitas para as instituições financeiras. Bem administrado, traz vantagens. Caso contrário, torna-se motivo de preocupação para ambos os lados. A recuperação dos créditos inadimplidos recebeu maior atenção dos bancos com a estabilização financeira do país. O índice de inadimplência nessa linha de crédito apresentou-se elevado na agência Grupo Hospitalar Conceição, do Banco do Brasil S A. O trabalho pretendeu fazer um diagnóstico e propor melhorias na recuperação dos créditos da Agência. Para atendimento do objetivo, foi feita uma revisão da literatura, salientando os principais tópicos relacionados ao crédito, cadastro, análise de crédito, inadimplência e recuperação. A coleta secundária dos dados baseou-se nos sistemas de informações do Banco, tanto na obtenção dos números quanto na identificação do público alvo. O diagnóstico foi efetuado através de pesquisa junto aos clientes que renegociaram suas dívidas e voltaram a inadimplir, visando traçar o perfil do devedor e os motivos que levaram a atual situação. A pesquisa consistiu em questionário com dados demográficos e perguntas fechadas com os motivos levantados na pesquisa de literatura. Estruturado e definido o questionário, os dados coletados foram tabulados e analisados. Salientaram-se os principais números. O principal obstáculo na condução da pesquisa foi a dificuldade de contato com os clientes, decorrentes de cadastros desatualizados. Isso limitou o número de questionários respondidos. O resultado permitiu concluir que os valores das prestações contratadas estão adequados ao comprometimento da renda dos clientes e que outros fatores foram apontados como predominantes para a inadimplência. Constatou-se a necessidade de se trabalhar os cadastros dos clientes, a fim de manter atualizados. Os motivos, que mais influenciaram a inadimplência pelos clientes, foram as despesas inesperadas e compras por impulso.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/13908
Arquivos Descrição Formato
000649641.pdf (254.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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