Repositório Digital

A- A A+

Elaboração e avaliação de material didático para apoio no ensino de cálculo estequiométrico em um curso técnico de química

.

Elaboração e avaliação de material didático para apoio no ensino de cálculo estequiométrico em um curso técnico de química

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Elaboração e avaliação de material didático para apoio no ensino de cálculo estequiométrico em um curso técnico de química
Autor Silva, Schana Andréia da
Orientador Salgado, Tania Denise Miskinis
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química. Curso de Química: Licenciatura.
Assunto Ensino de quimica
Formação profissional
Química orgânica
Resumo O presente trabalho analisa a implementação e avaliação de um material didático de apoio para o estudo de cálculo estequiométrico em um curso técnico de química. Esta proposta tem como princípios norteadores o Ensino por Competências, proposto por Philippe Perrenoud, aliado aos conceitos de Aprendizagem Significativa, de David Ausubel. O material elaborado consiste de uma revisão de conceitos matemáticos direcionada ao tema de proporções e de um texto de química sobre grandezas químicas e estequiometria. Na elaboração do material, buscou-se uma linguagem simples e explicativa, com exemplos para elucidação dos conceitos. A aplicação foi realizada em duas modalidades: presencial e a distância, sendo que em ambos os casos a participação dos alunos foi voluntária. Para sua avaliação, o material didático foi analisado por professores de matemática e de química e pelos alunos participantes da pesquisa. Além disso, realizou-se uma pesquisa através da aplicação de questionários com professores de química a respeito das dificuldades dos alunos em cálculos químicos e com professores e licenciandos de matemática sobre o ensino de proporcionalidade. A maioria dos professores de química apontou perceber dificuldades na aplicação de conceitos matemáticos por parte dos alunos. Na avaliação do material didático elaborado, professores e alunos indicaram como positiva a sua utilização no estudo de cálculo estequiométrico, sendo que a maioria dos alunos respondeu que a participação nesta pesquisa auxiliou a entender melhor os conceitos estudados em sala de aula, na disciplina em que são normalmente trabalhados.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/139087
Arquivos Descrição Formato
000987656.pdf (1.466Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.