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dc.contributor.advisorMartinewski, Andre Luispt_BR
dc.contributor.authorClivatti, Aldir Justinopt_BR
dc.date.accessioned2008-09-23T04:13:37Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/13908pt_BR
dc.description.abstractO crédito direto ao consumidor constitui importante fonte de recursos para a pessoa física e de receitas para as instituições financeiras. Bem administrado, traz vantagens. Caso contrário, torna-se motivo de preocupação para ambos os lados. A recuperação dos créditos inadimplidos recebeu maior atenção dos bancos com a estabilização financeira do país. O índice de inadimplência nessa linha de crédito apresentou-se elevado na agência Grupo Hospitalar Conceição, do Banco do Brasil S A. O trabalho pretendeu fazer um diagnóstico e propor melhorias na recuperação dos créditos da Agência. Para atendimento do objetivo, foi feita uma revisão da literatura, salientando os principais tópicos relacionados ao crédito, cadastro, análise de crédito, inadimplência e recuperação. A coleta secundária dos dados baseou-se nos sistemas de informações do Banco, tanto na obtenção dos números quanto na identificação do público alvo. O diagnóstico foi efetuado através de pesquisa junto aos clientes que renegociaram suas dívidas e voltaram a inadimplir, visando traçar o perfil do devedor e os motivos que levaram a atual situação. A pesquisa consistiu em questionário com dados demográficos e perguntas fechadas com os motivos levantados na pesquisa de literatura. Estruturado e definido o questionário, os dados coletados foram tabulados e analisados. Salientaram-se os principais números. O principal obstáculo na condução da pesquisa foi a dificuldade de contato com os clientes, decorrentes de cadastros desatualizados. Isso limitou o número de questionários respondidos. O resultado permitiu concluir que os valores das prestações contratadas estão adequados ao comprometimento da renda dos clientes e que outros fatores foram apontados como predominantes para a inadimplência. Constatou-se a necessidade de se trabalhar os cadastros dos clientes, a fim de manter atualizados. Os motivos, que mais influenciaram a inadimplência pelos clientes, foram as despesas inesperadas e compras por impulso.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCredito de pessoa fisicapt_BR
dc.subjectInadimplênciapt_BR
dc.subjectBanco do Brasil.pt_BR
dc.titleDiagnóstico e proposição de melhorias na recuperação de dívidas no mercado pessoa físicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000649641pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasilpt_BR


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