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dc.contributor.advisorPrass, Lucianapt_BR
dc.contributor.authorCarpin, Tamiris Duartept_BR
dc.date.accessioned2016-04-16T02:08:35Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/139100pt_BR
dc.description.abstractEste projeto de graduação, é composto de um caderno de arranjos musicais, de um registro fonográfico e de um memorial descritivo dos processos de desenvolvimento e criação dos mesmos. Os arranjos foram escritos ao longo de três anos para as disciplinas de Prática Musical Coletiva II, III, IV, e VI e de Arranjos Vocais e Instrumentais I, que fazem parte do Bacharelado em Música – Habilitação em Música Popular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Para a realização destes arranjos precisei levar em conta formações instrumentais típicas e atípicas em Música Popular, uma vez que estas foram definidas com base em interesses musicais comuns dos estudantes dos grupos que assim se formavam naquelas disciplinas e não com base em uma instrumentação previamente estabelecida. O repertório abrange músicas populares brasileiras, em especial as músicas de tradição afro-diaspórica, e tem como objetivo destacar a importância cultural da música tradicional do Brasil. Assim, canções de Clementina de Jesus e Jacinto Silva, por exemplo, historicamente apartadas do contexto musical acadêmico, foram estudadas e recriadas em configurações particulares de arranjo. O memorial tem como objetos de análise e reflexão o desenvolvimento dos arranjos nos seguintes aspectos: a escolha do repertório, a orquestração, as opções musicais empregadas, as influências musicais da arranjadora e a importância da bagagem cultural e das particularidades de cada instrumentista que integra o grupo para o qual se escreve. A descrição da trajetória musical da autora desde antes do seu ingresso no curso superior assim como os conhecimentos adquiridos na universidade são partes integrantes do memorial. Pretende-se evidenciar, desta forma, os caminhos percorridos até a composição definitiva dos arranjos. A partir de uma breve apresentação de importantes arranjadores brasileiros como Anacleto de Medeiros e Pixinguinha, suas metodologias e características sonoras, a pesquisa avança em direção às discussões contemporâneas sobre arranjo na música popular. O memorial discute ainda aspectos relacionados à produção fonográfica de registro dos arranjos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMúsica popularpt_BR
dc.subjectProdução fonográficapt_BR
dc.subjectArranjo musicalpt_BR
dc.subjectMúsica afropt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.titleDesenvolvimento de arranjos musicais para repertórios de música popular brasileirapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000989870pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationMúsica: Habilitação em Música Popular: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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