Repositório Digital

A- A A+

Grafos de avaliação : um modelo conceitual para avaliação escolar apoiada por computador

.

Grafos de avaliação : um modelo conceitual para avaliação escolar apoiada por computador

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Grafos de avaliação : um modelo conceitual para avaliação escolar apoiada por computador
Outro título Evaluation graphs : a conceptual model to help the assessment of students
Autor Mizusaki, Lucas Eishi Pimentel
Orientador Wives, Leandro Krug
Data 2016
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Programa de Pós-Graduação em Computação.
Assunto Aprendizagem colaborativa assistida por computador
Ensino
Recuperacao : Informacao
[en] Constructivism
[en] Decision support systems
[en] Evaluation graphs
[en] Leaning management systems
[en] Student assessment
Resumo Seja por meio de novas metodologias, por novas ferramentas, ou pela simples presença nas salas de aula, as Tecnologias de Informação e Comunicação estão alterando profundamente as práticas educativas. Este trabalho se debruça sobre a interação entre as teorias de aprendizagem e as diferentes ferramentas computacionais para educação. Apontando uma incompatibilidade metodológica entre os modelos de avaliação do aluno existentes em Learning Management Systems e em ontologias computacionais frente a metodologias de ensino cognitivistas, propõe-se um novo modelo computacional de avaliação para representar aspectos cognitivos e comportamentais dos alunos. Chamado de grafos de avaliação, é um modelo baseado na área de sistemas de suporte à tomada de decisões em grupo, desenvolvida usando uma metodologia orientada ao consenso junto ao Projeto Amora do Colégio de Aplicação da UFRGS. Espera-se que esse trabalho possa servir de base para a construção de ferramentas de avaliação computacional adequadas para essas metodologias.
Abstract Through the use of new methodologies and tools, or by its simple presence in classrooms, Information and Communication Technologies are radically changing educational practices. In this context, this work focuses on issues manifested in computational tools through the scope of different learning theories. It points out a methodological incompatibility among traditional student assessment tools available in current Learning Management Systems and some Computational Ontologies concerning cognitivist learning theories. Therefore, a new computational technique is proposed to evaluate cognitive and behavioral aspects of students. Called evaluation graphs, it is a Decision Support System developed as a consensus-driven methodology to be used in the AMORA project that is being conducted in the application school at UFRGS. It is expected that this new model will serve as the basis to build new student assessment tools compatible with these methodologies.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/139122
Arquivos Descrição Formato
000989770.pdf (2.579Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.