Repositório Digital

A- A A+

A aplicação dos princípios do código de defesa do consumidor nas estratégias de marketing das empresas

.

A aplicação dos princípios do código de defesa do consumidor nas estratégias de marketing das empresas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A aplicação dos princípios do código de defesa do consumidor nas estratégias de marketing das empresas
Autor Margutti, Cristian Ramos
Orientador Slongo, Luiz Antonio
Data 2007
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasil.
Assunto Banco do Brasil.
Estratégia de marketing
Marketing bancario
Marketing de serviços
Resumo Atualmente a sociedade vive em constantes mudanças, e estas vem para alterar a vida das pessoas, de modo bastante significativo. Cada vez mais as relações de consumo se proliferam, e ganham complexidade. Para acompanhar estas mudanças, foi necessário criar um instituto legal que amparasse o consumidor, que notadamente vinha sofrendo na relação com as empresas pela ausência de proteção legal. Seguindo esta evolução, foi ditado em 1990 o Código de Defesa do Consumidor, que corroborou definitivamente a defesa do consumidor, ampliando seu alcance. O marketing é usado para aumentar as vendas de determinados produtos ou serviços, e em geral seus efeitos são positivos, haja vista que beneficia as empresas e também o consumidor, na medida que este toma conhecimento de novos produtos, bem como de facilidades e vantagens oferecidas ao efetuar a compra. Contudo, algumas empresas usam de estratégias abusivas, e até mesmo enganosas, para convencer o consumidor. Essa postura deve ser repelida do meio empresarial moderno. Este estudo é realizado à luz da doutrina sobre o assunto, da lei específica, isto é, o Código de Defesa do Consumidor, e de casos buscados em processos judiciais que servem como ilustração fática da problemática proposta. Assim, o tema central desta pesquisa paira no conhecimento que os profissionais de marketing precisam ter para elaborar suas estratégias sem ferir o direito do consumidor, e sem correr o risco de ações penais, civis ou administrativas.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/13920
Arquivos Descrição Formato
000649663.pdf (305.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.