Repositório Digital

A- A A+

Economia de papel : a responsabilidade sócio-ambiental aplicada no dia-a-dia da agência 3.582-3 - Setor Público/Florianópolis

.

Economia de papel : a responsabilidade sócio-ambiental aplicada no dia-a-dia da agência 3.582-3 - Setor Público/Florianópolis

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Economia de papel : a responsabilidade sócio-ambiental aplicada no dia-a-dia da agência 3.582-3 - Setor Público/Florianópolis
Autor Reck, Amauri Franjoice
Orientador Nascimento, Luis Felipe Machado do
Data 2007
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasil.
Assunto Banco do Brasil.
Desenvolvimento sustentável
Gestão ambiental
Gestão da produção
Resumo Economizar papel significa poluir menos e consumir menos recursos naturais. Assim, este trabalho vem apresentar o Banco do Brasil como um grande consumidor de papel A4, apesar da utilização da informática em suas agências não ter diminuído as impressões, pelo contrário, quanto mais informatizado os processos internos, maior o número de impressões nas agências do Banco do Brasil. O objetivo geral é identificar de que forma é consumido o papel na agência 3582-3 do Banco do Brasil e propor ações para economia deste material, visando contribuir com o consumo ecologicamente correto. O objetivos específicos são: medir o consumo mensal de papel na agência 3582-3 dos meses de maio, junho e julho de 2007; identificar em quais processos os funcionários da agência 3582-3 gastam mais papel; avaliar a percepção dos colaboradores quanto à necessidade das impressões realizadas; propor ações que resultem em economia de papel. O método utilzado foi uma pesquisa quantitativa através do método survey, visto que procurou detectar quais os processos que consomem papel em excesso e a real necessidade das impressões feitas pelos funcionários. Os dados foram coletados através de questionários aplicados aos funcionários da agência em estudo. Percebeu-se que muitos documentos são impressos pelos funcionários, tais como relatórios, informações da Intranet, correios, instruções normativas, cadastro de clientes e demais informações necessárias para montar os processos, documentos pessoais e notícias de Internet.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/13927
Arquivos Descrição Formato
000649679.pdf (228.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.