Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBarbosa, Maria Carmen Silveirapt_BR
dc.contributor.authorOrlandi, Claudia Silvania Otanhapt_BR
dc.date.accessioned2016-04-20T02:06:52Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/139271pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo analisar se a prática educativa efetivada no berçário de uma escola pública da região do Vale dos Sinos contempla as exigências relativas aos usos do espaço externo presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (2009). Este questionamento surgiu a partir da percepção de que em algumas instituições onde realizei estágios não obrigatórios, a oferta de espaços coletivos e interações com outras crianças, somadas a valorização da sala como sendo o centro de aprendizagens dos bebês, revelaram poucos investimentos para incluir o berçário na vida coletiva do cotidiano escolar. A pesquisa com abordagem qualitativa se caracteriza como um Estudo de Caso. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa relatos de todos os segmentos da escola, observações livres nos espaços externos da escola e registros fotográficos. Este estudo possibilitou constatar que a escola se movimenta em direção á cumprir as propostas das Diretrizes, isto ficou evidenciado em sua proposta curricular. As análises realizadas indicam que a escola utiliza os espaços externos e que estes são muito explorados, construindo um espaço aberto de aprendizagens para os bebês.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBebêpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleCadê a Eva ? Uma proposta educativa com espaço para os bebêspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000990174pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples