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dc.contributor.advisorBoll, Cíntia Inêspt_BR
dc.contributor.authorAntunes, Danielapt_BR
dc.date.accessioned2016-04-20T02:06:54Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/139273pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho investiga algumas razões para a evasão e para a permanência escolar de alunos de uma escola pública estadual, com idades entre 16 e 50 anos, em uma turma de primeira etapa da Educação de Jovens e Adultos. Esta pesquisa tem como objetivo a problematização das funções sociais escolares e de formação profissional. Os pressupostos teóricos que sustentam a escrita contemplam conceitos, tais como: fracasso escolar, sucesso escolar, evasão e permanência escolar. Os argumentos apoiam-se na perspectiva de autores como Paulo Freire (1996), Arroyo (2005), Esteban (2002), entre outros. A pesquisa tem caráter qualitativo, envolvendo o estudo de documentos governamentais de educação e a análise do diário de classe utilizado na prática docente. A partir dessas observações, refletirei sobre a dualidade evasão/permanência na EJA e pensarei em desafios e possibilidades para contribuir com o aumento da taxa de permanência nessa modalidade de ensino com base no paradigma educacional emergente.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.titlePermanência na EJA : por que alguns de meus alunos permaneceram comigo até o fim do estágio?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000990190pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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