Permanência na EJA : por que alguns de meus alunos permaneceram comigo até o fim do estágio?
dc.contributor.advisor | Boll, Cíntia Inês | pt_BR |
dc.contributor.author | Antunes, Daniela | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-04-20T02:06:54Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/139273 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho investiga algumas razões para a evasão e para a permanência escolar de alunos de uma escola pública estadual, com idades entre 16 e 50 anos, em uma turma de primeira etapa da Educação de Jovens e Adultos. Esta pesquisa tem como objetivo a problematização das funções sociais escolares e de formação profissional. Os pressupostos teóricos que sustentam a escrita contemplam conceitos, tais como: fracasso escolar, sucesso escolar, evasão e permanência escolar. Os argumentos apoiam-se na perspectiva de autores como Paulo Freire (1996), Arroyo (2005), Esteban (2002), entre outros. A pesquisa tem caráter qualitativo, envolvendo o estudo de documentos governamentais de educação e a análise do diário de classe utilizado na prática docente. A partir dessas observações, refletirei sobre a dualidade evasão/permanência na EJA e pensarei em desafios e possibilidades para contribuir com o aumento da taxa de permanência nessa modalidade de ensino com base no paradigma educacional emergente. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.title | Permanência na EJA : por que alguns de meus alunos permaneceram comigo até o fim do estágio? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000990190 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1360)