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Do lugar social ao lugar sociológico da infância : um percurso reflexivo

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Do lugar social ao lugar sociológico da infância : um percurso reflexivo

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Título Do lugar social ao lugar sociológico da infância : um percurso reflexivo
Autor Lazarin, Monique Roecker
Orientador Cotanda, Fernando Coutinho
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Bacharelado.
Assunto Criança
Infância
Sociedade
Sociologia da criança
[en] Childhood
[en] Children
[en] Society
[en] Sociology
[en] Sociology of childhood
Resumo O presente trabalho aborda a temática da infância sob duas óticas: seu lugar social e seu lugar sociológico. Isso porque objetivou-se primeiro mostrar que a infância constitui um fenômeno social, não só biológico e psicológico, para então explanar as possibilidades teóricas e metodológicas de se refletir acerca da realidade social das crianças – os sujeitos empíricos da infância – a partir das contribuições da Sociologia da Infância. As dimensões escolhidas para se pensar sobre como a sociedade influencia a vida das crianças tangenciou a questão das vulnerabilidades: primeiro, analisou-se como as condições socioeconômicas, que possuem forte variação conforme as regiões geográficas e demográficas, criam situações de risco às crianças, para, em seguida, se pensar como as políticas públicas têm atuado em relação à garantia do direito desses sujeitos. A metodologia para tanto constituiu-se de análise de dados secundários e de considerações trazidas pelas bibliografias correlatas ao assunto. Quanto à pesquisa sociológica, percebeu-se uma certa lacuna nos estudos sobre a infância, por haver um número reduzido de trabalhos sobre o tema. Utilizando-se a noção de Spivak, percebeu-se que isso reflete uma situação de subalternidade da infância, já que subalterno seria aquele que tem sua voz ocultada, silenciada. A Sociologia da Infância surge como um caminho teórico possível para o confronto de tal situação. Por sua incipiência na Sociologia Brasileira, contudo, viu-se a necessidade de elucidar quais são as bases teóricas e metodológicas que orientam os estudos em Sociologia da Infância. Por isso, neste trabalho mapeou-se os principais conceitos e metodologias da área em questão.
Abstract This paper discusses the childhood from two points of viem: the childhood’s social place and its sociological place. First, the paper aimed to show that childhood constitutes a social phenomenon, not only biological and psychological one, then the paper explains the theoretical and methodological possibilities of reflecting about the social reality of children – the empirical subjects of childhood – from contributions of the Sociology of Childhood. The dimensions chosen for thinking about how society influences the lives of children touched the issue of vulnerabilities: first, the paper analyzes how socioeconomic conditions, which have strong variation according to geographic and demografic regions, create risk situations to children, and then the paper explores how public policies have worked towards guaranteeing the rights of these individuals. The methodology for both consisted of secondary data analysis and considerations brought by bibliographies related to the subject. As for sociological research, it was noticed a gap in the study of childhood, due to the small number of researches and papers on the topic. Using the Spivak’s notion, it may reflect the childhood subordination, since subaltern would be the one that has its voice silenced. The Sociology of Childhood appears as a possible theoretical path to confrontation this situation. Because of its incipiency in Brazilian Sociology, however, the present paper notices the need to clarify what are the theoretical and methodological bases that guide the studies in the Sociology of Childhood, so this work mapped key concepts and methodologies of the area.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/139282
Arquivos Descrição Formato
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