Repositório Digital

A- A A+

A construção da identidade gaúcha : Relações entre ensino de história e Movimento Tradicionalista Gaúcho

.

A construção da identidade gaúcha : Relações entre ensino de história e Movimento Tradicionalista Gaúcho

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A construção da identidade gaúcha : Relações entre ensino de história e Movimento Tradicionalista Gaúcho
Autor Gomes, Fernanda Santos
Orientador Pereira, Nilton Mullet
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Cultura
Tradicionalismo
Resumo Este trabalho consiste em uma investigação com objetivo de problematizar a construção de identidade gaúcha, em escolas públicas estaduais, que possuem departamentos de ensino tradicionalista, na região carbonífera do Rio Grande do Sul. O foco deste estudo se concentra em discutir as relações que se estabeleceram entre as instituições escolares e o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), no que diz respeito ao ensino da história e da cultura local, compondo o reconhecimento da identidade dos sujeitos. Analisou-se em uma perspectiva histórica, como os conceitos de cultura e identidade são utilizados para fundamentar ensinamentos de tradições e costumes. Se trata de um estudo de caso qualitativo, onde se desenvolveu um breve levantamento bibliográfico do surgimento do MTG, e os fatores que levaram a sua inserção no ambiente escolar, seguido por análises do processo histórico da composição social da região investigada. Na análise das ações de ensino, trago aspectos relevantes do conceito de “gauchismo”, presentes nos relatórios e diários de estágio e práticas da pesquisadora, realizadas nas instituições, relacionando com a verificação de materiais institucionais e pessoais e experiências acadêmicas que auxiliaram na investigação deste caso. Os dados apresentados ajudam a compreender a importância do papel da escola, na constituição pela qual construímos a percepção de identidade pessoal e coletiva, e na relevância que as referências históricas possuem sobre o modo de percebemos nossa história.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/139283
Arquivos Descrição Formato
000990209.pdf (1.841Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.