Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVirginio, Alexandre Silvapt_BR
dc.contributor.authorPossamai, Aline Diaspt_BR
dc.date.accessioned2016-04-20T02:07:05Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/139285pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso é um estudo sobre a consolidação da Sociologia no contexto de interdisciplinaridade no Ensino Médio Politécnico. Busca compreender a concretização da disciplina no conjunto da interdisciplinaridade na reestruturação do Ensino Médio nas escolas públicas estaduais da Região Metropolitana de Porto Alegre. Buscou-se considerar os documentos sobre a reestruturação curricular em âmbito nacional e regional do Ensino Médio. Como procedimento metodológico foi utilizado à análise de conteúdo, rede de relações e entrevistas semiestruturadas. O grupo de professores respondeu aos questionários são formados em Ciências Sociais. Foi analisada a relação da Sociologia e o Exame Nacional do Ensino Médio, como forma de consolidação da disciplina e as transformações ocorridas na estrutura da Educação Básica. Através da análise verificou-se que não podemos afirmar que a disciplina de Sociologia se encontra consolidada no Ensino Médio Politécnico devido a fatores como, por exemplo, aulas ministradas por professores sem formação em Ciências Sociais, reduzidíssimo espaço na grade curricular e natureza recente da obrigatoriedade da disciplina de sociologia no Ensino Médio. É necessário que a Sociologia permaneça mais tempo como componente curricular para que aconteça o que chamamos de amadurecimento da disciplina e assim conquiste a consolidação.pt_BR
dc.description.abstractThis final project is a study on the consolidation of Sociology in the context of interdisciplinarity at the Polytechnic high school. Tries to understand the consolidation of discipline in the context of the interdisciplinarity in the restructuring of secondary education in the public schools of the metropolitan region of Porto Alegre. We sought to examine the documents on restructuring national and regional curriculum of high school. As methodological procedure were used content analysis, network of relationships and semi-structured interviews. The group of teachers who answered questionnaires is formed in Social Sciences. Was analyzed the relationship of sociology and the national high school examination, as a way of consolidating discipline and the changes in the structure of basic education. Through the analysis it was found that we cannot say that the discipline of Sociology is consolidated in the Polytechnic high school due to factors such as, for example, classes taught by teachers without graduation in Social Sciences, due space in the curriculum and recent mandatory nature of the discipline of Sociology in high school. It is necessary to remain still more years as curricular component what we call ripening of discipline for that conquer the consolidation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
dc.subjectSociologyen
dc.subjectCurricular restructuringen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectReestruturação curricularpt_BR
dc.subjectHigh school polytechnicen
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectInterdisciplinarityen
dc.subjectCiências sociaispt_BR
dc.titleA consolidação da Sociologia no contexto do ensino médio politécnico em escolas públicas estaduais da região metropolitana de Porto Alegre/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000989491pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples