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dc.contributor.advisorUberti, Lucianept_BR
dc.contributor.authorNovak, Flávia Duartept_BR
dc.date.accessioned2016-04-20T02:07:16Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/139295pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho busca explorar o conceito de Docência compartilhada, tendo como objetivo central investigar, analisar e compreender as perspectivas e sentidos dados pelos alunos de uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental sobre a experiência da Docência Compartilhada, bem como reconhecer e refletir sobre este exercício contribuindo para novas reflexões sobre a importância da implementação desta modalidade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A questão norteadora foi elaborada da seguinte maneira: Na docência compartilhada, quais são as perspectivas dos alunos que vivenciaram esta experiência? As motivações para a escolha e desenvolvimento desta pesquisa estão relacionadas aos estudos sobre o tema realizados ao longo da graduação, juntamente com a experiência do estágio curricular obrigatório e a participação de debates sobre a inclusão da Docência Compartilhada no Colégio de Aplicação, local do estudo de caso. Este trabalho de conclusão fundamenta-se em Beyer (2005, 2006) para abordar o conceito de bidocência, Xavier (2004) e Uberti (2011) para referir sobre o Projeto Escola Cidadã, traçando um percurso desde sua gestação (XAVIER, 2004) à descoberta da necessidade de construção da Docência Compartilhada, a partir da execução do projeto o qual incluía a presença do Professor Itinerante. São também referidos os autores Traversini (2012), Curto (2000) e Garcia (2009) que tratam sobre o exercício da Docência Compartilhada, como também sobre a necessidade e importância da docência não ser uma prática individualista. A metodologia utilizada nesta investigação inspira-se nos achados de Lüdke e André (2001) e de Bogdan e Bilken (1982), os quais acreditam que a pesquisa qualitativa deve apresentar não somente o produto, mas sim trabalhar em cima das perspectivas dos participantes relacionando os sujeitos aos seus contextos sociais, históricos e culturais. A partir do presente estudo, considerando os limites dessa pesquisa, foi possível concluir que a docência é observada pelos alunos como uma maneira de facilitar a dinâmica na sala de aula, bem como melhorar o suporte aos colegas com mais dificuldades.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.titleDocência compartilhada nos anos iniciais do ensino fundamental sob a perspectiva discentept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000990208pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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