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Contribuições aos estudos sobre Adolescentes na EJA : na perspectiva da Classe Trabalhadora

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Contribuições aos estudos sobre Adolescentes na EJA : na perspectiva da Classe Trabalhadora

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Título Contribuições aos estudos sobre Adolescentes na EJA : na perspectiva da Classe Trabalhadora
Autor Delavechia, Angela Saikoski
Orientador Fonseca, Laura Souza
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Educação de jovens e adultos
Trabalho
Resumo Diferente de todas as crises capitalistas anteriores, ditas cíclicas, a partir da década de 70 muitos estudiosos começam a apontá-la como a crise mais acirrada do sistema capitalista e passam a considerá-la como a crise estrutural do capitalismo. Daí inúmeras políticas são lançadas com o objetivo de superá-la, como legado do neoliberalismo clássico, políticas de ajuste fiscal assombram a população, há alteração da condição e ritmo do trabalho, as áreas sociais são as mais prejudicadas. Percebemos a reestruturação produtiva, a globalização e o neoliberalismo com todas suas políticas de privatizações, terceirizações e parcerias público-privadas na Educação e no mundo do trabalho. Este estudo situa-se no campo trabalho-educação, em especial, com foco na Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo este cenário social, percebemos no contexto da EJA a significativa presença de adolescentes nas totalidades da modalidade (Por quê?). Adolescentes estes recém-excluídos da escola que retornam, agora, na EJA (O que fazer?). Quem são eles? O que eles querem/esperam na/da EJA? Este trabalho tem o objetivo de contribuir com os estudos acerca dos adolescentes na EJA, para isto, a metodologia utilizada foi a revisão da produção acadêmica discente, a partir do Curso de Especialização de Educação de Jovens e Adultos e Educação de Privados de Liberdade, FACEDUFRGS, através do mapeamento dos TCC’s e análise dos mesmos, na perspectiva quanti e qualitativa. Nossos estudos percebem a construção emergente de um sujeitoadolescente- trabalhador, ora excluído do ensino fundamental, por distintos aspectos, e que acredita na relação escola – emprego como forma de transformar sua realidade objetiva, mas que se depara com um mercado de trabalho em crise.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/139309
Arquivos Descrição Formato
000990047.pdf (1.201Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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