Repositório Digital

A- A A+

Nós somos os únicos que não estão relacionados diretamente com a doença deles : percepções de professores de uma classe hospitalar

.

Nós somos os únicos que não estão relacionados diretamente com a doença deles : percepções de professores de uma classe hospitalar

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Nós somos os únicos que não estão relacionados diretamente com a doença deles : percepções de professores de uma classe hospitalar
Autor Silva, Fernanda Freitas Carvalho da
Orientador Soares, Rosângela de Fátima Rodrigues
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Hospital
Professor
Resumo O presente trabalho de conclusão do curso de Pedagogia, visa conhecer os processos educativos no Programa de Apoio Pedagógico (PAP) de um hospital público de Porto Alegre. Para tanto, partiu-se da seguinte inquietação: quais os principais significados que docentes atuantes no programa de apoio pedagógico de um hospital público de Porto Alegre atribuem a esse processo educativo? A partir de entrevistas realizadas com um grupo de professores atuantes na classe hospitalar do PAP, objetivou-se averiguar os limites enfrentados pelos professores ao longo do processo educativo, conhecer e apontar as dificuldades enfrentadas pelos mesmos, identificar a formação específica para a atuação como professor hospitalar, assim como conhecer a relação entre professor e aluno-paciente. Analisando os dados obtidos nas entrevistas, foi possível constatar que para os professores do PAP a formação específica não tem tanta importância quanto a capacidade de saber lidar com as adversidades, sentimentos e peculiaridades da classe hospitalar. Entretanto a falta de reconhecimento por parte da Secretaria de Educação do Estado e até mesmo de algumas escolas de origem dos alunos-pacientes acarreta na falta de conhecimento e valorização do trabalho que é realizado naquele espaço.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/139311
Arquivos Descrição Formato
000990197.pdf (302.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.