Repositório Digital

A- A A+

Estudos de pedagogia : as artes fundam processos de letramento das crianças?

.

Estudos de pedagogia : as artes fundam processos de letramento das crianças?

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Estudos de pedagogia : as artes fundam processos de letramento das crianças?
Autor Fischer, Mariana
Orientador Gai, Daniele Noal
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Educação infantil
Letramento
Resumo O estudo para a produção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi realizado no último semestre do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e mostra algumas hipóteses de como pode se dar o letramento nas/das crianças a partir das artes. Buscou-se conversar com as professoras-artistas que atuam no espaço investigado, também contou-se com informações coletadas em ambientes virtuais (Site, Facebook, Google) que comportam materiais acerca do espaço escolar investigado, como também realizou-se observação no espaço cultural Azul Anil. Do ponto de vista metodológico realizou-se uma pesquisa qualitativa, pesquisei sobre o assunto em livros, e fiz observações em aulas em escola formal onde as artes estão presente. Para apresentar a pesquisa em escritura organizou-se categorias de análises: espaço também fala; é dança; é arte, é aprendizado; é conversando que a gente se entende; vamos jogar; planejar é importante. As intervenções junto aos materiais coletados responderam a uma necessidade pedagógica, a vontade de entender e de fomentar a ideia de que as artes animam e influenciam o processo de letramento das crianças. Necessidade essa de buscar dispositivos pedagógicos que, para além da escola comum, produzem aprendizagens e letramento nas/das crianças. Necessidade de mostrar que a escola comum pode se organizar como atelier de artes, letramentos e aprendizagens. Para o estudo citou-se Hernandez (2007), Barbosa (2014), Cunha (2012), Gai (2013), entre outros intercessores teórico- metodológicos mobilizadores de arte e educação na contemporaneidade.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/139322
Arquivos Descrição Formato
000990021.pdf (1.382Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.