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As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e suas orientações para as Tecnologias de Informação e Comunicação na sala de aula : a importância dos planejamentos pedagógicos em tempos de Cultura Digital

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As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e suas orientações para as Tecnologias de Informação e Comunicação na sala de aula : a importância dos planejamentos pedagógicos em tempos de Cultura Digital

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Título As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e suas orientações para as Tecnologias de Informação e Comunicação na sala de aula : a importância dos planejamentos pedagógicos em tempos de Cultura Digital
Autor Gomes, Martha Regina Pereira
Orientador Bol, Cíntia Inês
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Inclusão social
Planejamento
Resumo Este trabalho tem como tema principal a importância dos planejamentos pedagógicos em tempos de Cultura Digital e as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica para o Ensino Fundamental e suas orientações para as Tecnologias de Informação e Comunicação na sala de aula e a inclusão por meio de apreciações de dispositivos móveis. Imersa no contexto pesquisado, a autora aborda a metodologia da pesquisa qualitativa de observação participante, refletindo a respeito de sua prática docente e discente, sobre suas experiências vividas como monitora do Projeto Mais Educação, bem como no estágio obrigatório do Magistério e do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O objetivo desta pesquisa e a principal questão é refletir sobre como podem ser desenvolvidos planejamentos incluindo tecnologias digitais em tempos de cultura digital.Os pressupostos teóricos que sustentam a escrita contemplam a inclusão social, as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (BRASIL, 2013) e orientações da UNESCO (2014). Assim, é problematizado não só o conceito de cultura digital (KREUTZ e BOLL), mas também o de inclusão social (WARSCHAUER), entrecruzando-os às discussões de Paulo Freire, no livro Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa (1997). Esse contexto educador, que avança em direção ao aluno contemporâneo, impulsiona o significado da docência para a licencianda, nesses tempos de tecnologias e inclusão digital.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/139327
Arquivos Descrição Formato
000990011.pdf (513.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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